Casaca divulga nota sobre gol anulado do Vasco no jogo contra o Sport

Segunda-feira, 21/09/2015 - 07:04
comentário(s)

Ensinando a interpretação correta da regra do impedimento aos árbitros

Apesar da vitória deste domingo diante do Sport ter sido conquistada pelo Vasco, um novo erro de arbitragem contrário ao time cruzmaltino voltou a ocorrer.

Eram decorridos nove minutos do primeiro tempo quando em falta cobrada por Nenê, Serginho, em posição legal, cabeceou para o barbante assinalando aquele que seria o segundo gol vascaíno e praticamente definiria o jogo.

Atendendo ao aceno do bandeirinha, o árbitro Heber Roberto Lopes anulou o gol por impedimento de Luan que não alcançou a pelota antes desta ir às redes adversárias, em lance no qual o goleiro do Sport, Danilo Fernandes, nem esboçou chegar na bola.

Semana passada comentamos sobre o absurdo gol do Flamengo contra o Vasco na última partida entre ambos pela Copa do Brasil. Na ocasião o corta luz do atleta Cesar Martins atrapalhou Madson que marcou contra a favor do rubro-negro e discutiu-se na mídia a hipótese (absurda) de o atleta não ter participado no lance a ponto de atrapalhar o lateral vascaíno.

Há duas semanas, no clássico Fla-Flu, o terceiro gol rubro-negro foi iniciado num levantamento para a área tricolor no qual Paulinho estava em posição de impedimento (a bola foi levantada para ele que era o único atleta do Flamengo na jogada), mas a zaga afastou antes de que a pelota chegasse à cabeça do atleta. No rebote novo cruzamento na área e desta vez Paulinho, em posição legal, marcou. Este é um exemplo de mais um lance no qual, mesmo sem tocar na bola um atleta em posição de impedimento participa da jogada a ponto de atrapalhar o adversário e, portanto, se valer da condição irregular para tirar proveito da situação.

No lance de hoje a bola já havia passado pelo goleiro, Luan tentou tocar nela, mas não conseguiu nem atrapalhou qualquer atleta do Sport na jogada, mas o tento foi anulado.

Além do tradicional “dois pesos e duas medidas” contra o Vasco, tivemos no jogo de hoje uma aula do que é um atleta em posição de impedimento não atrapalhar em nada a equipe adversária nesta condição. Ou os árbitros brasileiros são muito fracos e não aprenderam ainda a interpretar o que é participação ou não na jogada de um atleta em posição de impedimento, ou têm preferência por prejudicar uns em detrimento de outros, o que ocorreu em três partidas com apitadores diferentes.

26/08 – Vasco 1 x 1 Flamengo – Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) – Validou gol ilegal do Flamengo, ignorando inclusive aceno de impedimento do bandeirinha.

06/09 – Flamengo 3 x 1 Fluminense – Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) – Validou gol ilegal do Flamengo.

20/09 – Vasco 2 x 1 Sport – Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC) – Invalidou gol legal do Vasco.

A quem tanto incomoda a reação do Vasco no Campeonato Brasileiro?

A quem tanto incomodou a classificação do Vasco na Copa do Brasil?

Casaca!

Fonte: Casaca