Infantil: Vasco pôs goleiro em campo apenas para disputa por pênaltis, como fez a Holanda na Copa do Mundo de 2014

Terça-feira, 15/09/2015 - 09:09
comentário(s)

Um ano após o treinador Van Gaal surpreender o planeta ao substituir o goleiro titular Jasper Cillessen pelo reserva Tim Krul na disputa de pênaltis com a Costa Rica, pelas quartas de final da Copa do Mundo, o comandante da equipe sub-15 do Vasco da Gama, Mário Jorge, adotou a mesma estratégia no duelo contra o Nova Iguaçu, realizado no último sábado (12/09), na Baixada Fluminense.

Momentos antes do árbitro decretar o fim do tempo normal e confirmar o empate por 1 a 1, o treinador colocou em campo o suplente João Vitor no lugar de Lucão, arqueiro com passagem pela Seleção Brasileira sub-15. Assim como aconteceu com o goleiro holandês em Salvador, em julho de 2014, o jovem defendeu duas cobranças e ajudou o cruzmaltino a encerrar um jejum de três jogos sem vitórias na Taça Rio.

- O João Vitor é o nosso titular no Campeonato Metropolitano sub-14. Como neste fim de semana não teve jogo dessa competição, resolvemos trazê-lo para essa partida pensando justamente na possibilidade da vitória ser decidida nas cobranças de pênalti. Ele possui um aproveitamento muito grande nos treinamentos de pênalti. Não temos esse mesmo aproveitamento do Lucão. O coloquei em campo por confiar em seu desempenho. Graças a Deus, tudo ocorreu da maneira que esperávamos e conseguimos a vitória - afirmou Mário Jorge.

O resultado positivo foi importante, pois o Vasco não triunfava no segundo turno desde a terceira rodada. A vitória não mudou a situação do Gigante da Colina, que segue fora da zona de classificação para a semifinal da Taça Rio, mas foi importante para devolver a confiança ao grupo infantil, que já está garantido na decisão geral do Campeonato Carioca por ter conquistado, de forma invicta, a Taça Guanabara, primeiro turno do torneio.

- Estávamos buscando essa vitória faz um bom tempo, mas os meninos não estavam acostumados a saírem atrás do placar, a ter a obrigação de virar a partida. Isso só havia acontecido contra o Fluminense, na Taça Guanabara. Passamos por isso nas últimas três partidas, e tivemos um pouco de dificuldade. No segundo tempo contra o Nova Iguaçu, voltamos a jogar bem e reacendemos a chama. Apesar de já estarmos garantidos na decisão, iremos lutar por uma vaga na semifinal da Taça Rio - garantiu o comandante.

Na oitava colocação do segundo turno, com oito pontos, o clube de São Januário retorna aos gramados pela competição estadual no próximo sábado (19), às 09 horas, para enfrentar o Bonsucesso. A partida será realizada no Centro de Treinamento do Tigres do Brasil, em Xerém. Na Taça Guanabara, o Vasco derrotou o clube da Zona Leopoldina por 4 a 0. João Pedro, Victor César, Paulinho e Roger balançaram as redes.



Fonte: Site oficial do Vasco