Remo: Fabiana Beltrame disputa nesta 6ª-feira às 7h50 a final do single skiff no Mundial; Sportv transmite

Sexta-feira, 04/09/2015 - 00:28
comentário(s)

Depois de ter conquistado um ouro e uma prata em etapas da Copa do Mundo e uma prata nos Jogos Pan-Americanos, tudo nas provas de skiff peso leve, a remadora brasileira Fabiana Beltrame se classificou para a final dessa prova no Mundial de Remo que está em andamento na cidade de Aiguebelette, França. Na manhã desta quinta-feira, a atleta ficou em segundo lugar na semifinal, atrás da neozelandesa Zoe Mcbride, e obteve o quarto melhor tempo do single skiff leve, dede 7m45s70.

A grande final será nesta sexta-feira, às 07h50m de Brasília, com transmissão do Sportv.

— Bem, estou com o quarto tempo no geral, e tenho que ir para o tudo ou nada amanhã (nesta sexta-feira) — declarou ela ao GLOBO, pelo Facebook.

Para 2016, a atleta se cansou de ficar aguardando por uma parceira para formar a guarnição do double skiff peso leve. Com isso, se decidiu a competir nas Olimpíadas na prova do single skiff pesado (já que o peso leve não é olímpico.

— Esta é uma decisão definitiva — afirmou a atleta do Vasco, diante da incapacidade da Confederação Brasileira de Remo (CBR) de ajudá-la na formação de uma parceria.

Em Londes-2012, Fabiana formou guarnição com Luana Bartholo, que atualmente não compete mais na modalidade. Fabiana sabe que terá dificuldades no single skiff peso pesado, mas espera superá-las.

— É mais difícil porque as mulheres são maiores. Não devo subir muito de peso, porque não tenho estrutura para isso. Talvez eu vá de 59kg para 65kg — explicou. — Acredito que eu possa ser mais veloz do que elas.

Em entrevistas recentes, a canpeã mundial de 2011 tem reclamado de problemas estruturais do remo brasileiro. Em seu entender, a Confederação Brasileira de Remo tem de se planejar e copiar projetos de confederações que vêm dando certo, como a canoagem, que há pouco tempo não tinha resultados, mas vêm ganhando medalhas no Pan e no Mundial. Segundo a atleta, é necessário reestruturar o remo brasileiro, que para ela, está falido. Fabiana espera que haja um planejamento do remo nacional desde a base, ou do contrário, apesar de ser tradicional no Brasil, só vai sobreviver nos clubes, sem participações importantes no exterior.

No Rio, a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj) está em crise com a CBR, que marcou para o dia 1 de novembro o Campeonato Brasileiro. Ocorre que para essa mesma data está marcada a última regata do Estadual do Rio. Assim, ficariam inviáveis a utilização do Estádio de Remo da Lagoa para o Brasileiro, e também a viagem das guarnições cariocas para a disputa da competição nacional. Segundo o presidente da Frerj, Paulo Carvalho, tal mudança prejudica sua entidade, já que o Brasileiro estava marcado, desde 2013, para o dia 3 de outubro. A Frerj segue trabalhando para tentar realizar o projeto de uma regata de provas de velocidade (de 500m, e não de 2.000m, como as convencionais), na inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, no dia 28 de novembro.

Fonte: O Globo Online