Relembre como foi a discordância entre Eurico e Oswaldo de Oliveira em 2000

Quarta-feira, 26/08/2015 - 14:38
comentário(s)

Corria o ano de 2000 e o Vasco de Oswaldo de Oliveira era o time a ser batido no futebol brasileiro. Craques como Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano vestiam a camisa do time. Tudo caminhava para um fim de ano vitorioso e sem maiores sobressaltos até um desentendimento entre o técnico e o então vice de futebol, Eurico Miranda. O conflito no dia 16 de dezembro sobre o horário de um treinamento resultou na demissão de Oswaldo ainda no vestiário de São Januário. Quase 15 anos depois, ele estará do outro lado de Eurico, desta vez em um Vasco e Flamengo, no Maracanã.

A saída de Oswaldo de Oliveira deixou o meio esportivo estupefato. Classificado para a final da Copa Mercosul contra o Palmeiras, o Vasco era também semifinalista da Copa João Havelange, como foi chamado o Campeonato Brasileiro na época. Na semifinal contra o Cruzeiro, no jogo de ida, em São Januário, Oswaldo cometeu um pecados mortais na visão de Eurico. O primeiro foi abraçar Luiz Felipe Scolari, então técnico do time mineiro, antes da partida. Felipão era desafeto público de Eurico.

O segundo foi o time empatar uma partida que vencia em 2 a 0 até os 34 minutos do segundo tempo. O terceiro e definitivo: liberar os jogadores para folga no domingo e marcar a reapresentação apenas para segunda à tarde, às16h. Inconformado com o empate, Eurico determinou que o treino fosse segunda pela manhã, às 9h. No clima acirrado após a partida, Oswaldo de Oliveira foi demitido na frente dos jogadores, no vestiário, por Eurico.

"Não gostei desse abraço (em Felipão) e não tem sentido o time ficar sem atividade durante 48 horas quando vai decidir um título. Ordenei a mudança para a parte da manhã até porque tinha jogadores viajando para Salvador, Curitiba e São Paulo", disse Eurico, irritado, à época.

O treino foi marcado para a manhã e Joel Santana efetivado como novo treinador. Contrariado, Oswaldo de Oliveira admitiu que não gostou da interferência direta de Eurico.

"O dirigente tem poder sobre o cargo do treinador, mas não tem poderes nas funções de técnico. Ele não poderia ter alterado o trabalho sem antes falar comigo. Não foi o placar que determinou minha demissão. Ele tentou mudar uma determinação minha e isso eu não admito", disse Oswaldo.

Sob a batuta de Joel, o Vasco passou pelo Cruzeiro após vencer o jogo de volta, no Mineirão, chegou à final contra o São Caetano e acabou campeão brasileiro. Assim como da Copa Mercosul, na histórica virada de 4 a 3 sobre o Palmeiras, em São Paulo. Novamente técnico do Flamengo, rival desta noite, Oswaldo de Oliveira evitou dar coro ao reencontro com o Vasco, ainda sob o comando de Eurico Miranda, como em 2000.

"Faz 15 anos que isso aconteceu. Depois disso já tive vários encontros com o Vasco. Acho que isso não mexe mais comigo nem com o próprio Vasco", resumiu Oswaldo.

Em 2006, Oswaldo de Oliveira enfrentou o clube cruzmaltino em uma semifinal da Copa do Brasil, pelo Fluminense. Mas após uma derrota de 1 a 0 e um empate em 1 a 1, acabou eliminado pelos vascaínos, que em seguida foram batidos pelo Flamengo na decisão.

Fonte: ESPN.com.br