Remo: Fabiana Beltrame apoia projeto da Regata da Árvore da Lagoa

Quarta-feira, 19/08/2015 - 03:36
comentário(s)

A remadora Fabiana Beltrame, medalhista de prata no single skiff nos últimos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no mês passado, elogiou o projeto da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj) de promover uma regata especial no dia da inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, que este ano será a 28 de novembro. Com provas curtas, de 500m, e não de 2.000m, como as que ocorem nos Estaduais e Brasileiros, a iniciativa teria por objetivo atrair um público diferente daquele que costuma frequentar as regatas no Estádio de Remo da Lagoa.

— Acho legal, para divulgar o esporte. É interessante, por que tem gente que vem de longe ver a árvore e não tem ideia do que é o remo e poderia conhecer. Eu gostaria de participar, sim — declarou Fabiana Beltrame, atleta do Vasco.

A ideia da regata extraordinária é do presidente da Frerj, Paulo Carvalho, que espera reunir no evento 150 atletas nacionais e internacionais. O evento seria na parte da tarde, do dia 28 de novembro, horas antes da inauguração da Arvore de Natal. Para isso, ele espera contar com o apoio do secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral. Além disso, o dirigente vem atuando para que o prefeito Eduardo Paes analise o projeto da Frerj de construção de um Centro de Treinamento para o remo e a canoagem, como forma de legado das Olimpíadas Rio 2016, em uma pequena parte do antigo terreno de uma antiga academia de ginástica.

Caso o projeto da Regata da Árvore vá adiante, Carvalho quer convidar também os praticantes de outros esportes náuticos, como o stand up paddle e a canoagem. Estariam convidados para a competição de remo os clubes cariocas, como Botafogo, Flamengo e Vasco, além de delegações internacionais.

— A ideia é convidar outros esportes como o stand up e canoagem, caso tenhamos tempo para realizarmos várias provas. De toda forma, já falei com representantes desses esportes para fazermos um evento, ou seja, uma tarde só de esportes náuticos na Lagoa. Na Regata da Árvore, a ideia é a de que o remo participe anualmente — explicou o dirigente. — Pensamos em chamar alguns barcos de outros paises, como China e Argentina, e outros que puderem vir. Sei que todos querem competir aqui, ainda mais num evento desses, e a expectativa é fechar este projeto.

Já o Estadual de Remo irá prosseguir no próximo dia 20 de setembro, com a próxima etapa do campeonato. As outras regatas serão a 11 de outubro e 1 de novembro. No próximo domingo, dia 23 de agosto, às 9h, será disputada a Regata do Futuro, que visa a revelar novos talentos, utilizando a torre e as raias que foram utilizadas neste mês no Mundial Júnior, evento-teste para as Olimpíadas Rio-2016.



Fonte: O Globo Online