Trajetória de Gilberto resume a temporada do Vasco: do céu ao inferno

Segunda-feira, 27/07/2015 - 21:29
comentário(s)

A temporada de Gilberto, que, nesta segunda-feira, foi anunciado como reforço do Chicago Fire, dos Estados Unidos, é simbólica para entender o ano do Vasco, clube campeão carioca, mas que tropeça no Brasileiro, onde é 18º e tem o segundo pior ataque. Autor de nove gols, ele é o artilheiro do clube em 2015. Sua queda de rendimento no Brasileiro, no entanto, ajuda a explicar o mau rendimento vascaíno na competição.

Gilberto chegou para suprir uma falha no elenco diagnosticada por Doriva ainda na pré-temporada. Como Thalles estava com a seleção sub-20, no Mundial da categoria, Rafael Silva era improvisado como centroavante e não agradava, sendo perseguido pela torcida. Contratado em fevereiro, Gilberto marcou sete vezes em seus primeiros oito jogos.

Em clássico, sua estrela também brilhou. Foram dois gols no Flamengo e outros dois no Botafogo. Na finalíssima do Carioca, em 3 de maio, ele marcou aos 48 minutos do segundo tempo o gol que sacramentou o título. Seria também seu último pelo clube. Partidas contra rivais diretos também não têm sido um problema para o Vasco em 2015. Em nove jogos oficiais contra Flamengo, Fluminense e Botafogo, foram seis vitórias e uma única derrota, rendimento de 74% — líder do Brasileiro, o Atlético-MG tem aproveitamento de 71% na Série A.

Com a chegada do Brasileiro e o aumento do nível técnico dos rivais, o Vasco caiu de rendimento, o que levou à demissão de Doriva e afetou Gilberto. Apesar disso, mesmo tendo perdido um pênalti e sido expulso na derrota para a Ponte Preta, o atacante seguia prestigiado pela torcida. Em 9 de junho, quando torcedores invadiram São Januário para protestar, Gilberto foi um dos poucos a conversar com os manifestantes.

A chegada de Celso Roth, que trouxe as primeiras vitórias no Brasileiro para o time, não fez bem ao jogador. Seu ex-comandante no Internacional em 2011, o treinador cobrou publicamente o atacante. Contra o São Paulo, em Brasília, Gilberto chegou a fazer um aquecimento em campo com chutes a gol, algo frequente apenas para goleiros.

— Nós temos que melhorar nossa dinâmica para ajudá-lo e ele tem que melhorar tecnicamente. Nosso centroavante tem que vir junto. Não pode ficar neste marasmo — disse Roth, há quatro semanas, antes de começar a descartar Gilberto até do banco de reserva nos últimos jogos.

Ex-jogador do Toronto FC, do Canadá, que disputa a MLS, Gilberto voltará à liga, mas para atuar no Chicago Fire. Como o Vasco, 18º do Brasileiro, seu novo clube também não está bem na principal competição que disputa. O Fire tem a pior campanha entre as 20 equipes que disputam a MLS.



Fonte: O Globo Online