Chicago Fire-EUA abriu mão de Drogba para contratar Gilberto

Segunda-feira, 27/07/2015 - 19:17
comentário(s)

O atacante Gilberto, que estava no Vasco, está de volta à MLS depois de ser envolvido em uma espécie de troca com ninguém menos do que Didier Drogba. O Chicago Fire anunciou a contratação do brasileiro de 26 anos, que ocupará uma vaga de jogador designado (podendo ganhar salário acima do teto da liga). Para isso, a equipe usou parte do chamado "dinheiro de alocação" repassado pelo Montreal Impact, que recebeu em troca o atacante marfinense, de 37 anos, que estava no Chelsea.

A confusa transação ocorreu da seguinte forma: o Chicago não possuía mais vagas de jogador designado em seu elenco e, para trazer Gilberto, precisava liberar uma delas. O escolhido para "desocupar" essa vaga foi Kennedy Igboananike, que teve seu salário oficialmente diminuído (através de pagamentos fora da folha) e passou a ser um jogador comum. Para viabilizar essa transação, foi preciso utilizar o chamado "dinheiro de alocação", que foi dado pelo Montreal Impact em troca do Drogba.

Este "dinheiro de alocação" é uma quantia que algumas equipes recebem anualmente da MLS para ser utilizada como coringa: renovações de contrato, contratações de atletas de fora da liga ou mesmo a diminuição do salário de um atleta oficialmente. O Montreal tinha esse capital disponível, enquanto o Chicago, não. Em contrapartida, o Fire tinha condições de garantir a contratação do astro Drogba e, então, cedeu o marfinense em troca do "dinheiro de alocação".

- Sentimos que esta transferência foi o melhor para o interesse do clube. Recebemos uma quantia significativa de dinheiro de alocação do Montreal, nos dando a flexibilidade de gastos para encontrar outro jogador nesta janela de transferências. Respeitamos o profissionalismo do senhor Drogba durante o processo e desejamos a ele sorte, mas estamos animados para dar as boas-vindas a Gilberto e seguir em direção aos playoffs da MLS e às semifinais da US Open Cup - explicou o técnico e diretor de futebol do Fire, Frank Yallop.

Montreal anuncia a contratação de Drogba

Com ida para a MLS especulada desde o fim da temporada passada, Didier Drogba enfim definiu seu destino nesta segunda-feira. Logo depois do Fire detalhar a transação, o Montreal Impact anunciou oficialmente a contratação do atacante marfinense, sem dar detalhes do tempo de contrato ou valor do salário.

- É uma honra dar as boas-vindas a Didier Drogba. Desde a primeira conversa que tivemos com ele eu senti que ele realmente queria jogar em Montreal. Esse é um dos dias mais importantes da história do clube e sua chegada será benéfica em todos os aspectos – disse o presidente Joey Saputo.





Fonte: GloboEsporte.com