Conheça a proposta de regulamento para o Campeonato Estadual 2016

Sexta-feira, 24/07/2015 - 22:44
comentário(s)

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) marcou para o próximo dia 6 de agosto (quinta-feira) a reunião do Conselho Arbitral do Carioca de 2016. No entanto, conforme antecipou o FutRio.net em junho, o regulamento já vinha sendo discutido por um Grupo de Trabalho - uma espécie de liga, com sete clubes. liderada pelo diretor de competições Marcelo Vianna - e foi definido esta semana, com 16 participantes e sem Seletiva. Resta apenas passar pela votação para ser anunciado de forma oficial.

Serão quatro fases. Na primeira, os 16 clubes se dividem em dois grupos de oito. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a Taça Guanabara, que será em turno único. Nela, o primeiro é declarado campeão e os quatro líderes se classificam para as semifinais. Já os quatro últimos dos grupos disputarão a Taça Rio, onde o primeiro leva a taça para casa e os dois últimos são rebaixados para a Série B. Para se adaptar ao total de datas previsto pelo calendário da CBF (17), uma das fases precisará ser disputada em jogo único, com vantagem do empate para o time de melhor campanha. Ainda não há definição se a semifinal ou a final.

Conforme Marcelo Vianna já tinha antecipado ao FutRio.net, o novo formato do campeonato tem mais clássicos - dois na primeira fase e seis na Taça Guanabara, portanto, dois a mais comparando com 2015 - e diminuiu a quantidade de jogos de grandes contra pequenos (uma data a menos no geral, mas contando com um "filtro" e aumentando a quantidade de jogos decisivos contra os times mais fortes, já que a pontuação zera de uma fase para a outra). Além disso, o novo formato diminuiu a quantidade de datas (exigência da CBF) sem rebaixar mais clubes via Seletiva.

Apesar de ameaçarem um abandono, a dupla Fla-Flu é obrigada a participar, sob pena de exclusão do Campeonato Brasileiro, já que para disputar o torneio nacional é necessário estar filiado a uma Federação e disputando o Estadual. Uma das principais polêmicas de 2015, a lista de inscrição deve ser mantida e, com isso, caso algum dos clubes opte por jogar com o time sub-23, terá que permanecer com a mesma equipe até o final, com apenas cinco substituições permitidas durante todo o torneio, sem a possibilidade de utilização dos titulares na reta final.

No Conselho Arbitral, serão discutidas as quotas de TV, além de fundos de premiação e possíveis subsídios que a FERJ pretende fazer para minimizar os altos custos da competição, principal queixa de Fla e Flu em 2015. Aliás, apesar de fazer parte do Grupo de Trabalho (junto com Botafogo, Vasco, Madureira, Cabofriense e Boavista), a dupla não compareceu a nenhum encontro e não fez parte da lista de presidentes que decidiu o regulamento. A presença de ambos é esperada na reunião, que deve ser fechada à imprensa, como todas as que aconteceram no ano.

PROPOSTA DE REGULAMENTO
Campeonato Carioca 2016-2017

O regulamento é um consenso dos clubes do Grupo de Trabalho e ainda passará por aprovação do Arbitral. Os demais clubes têm até o dia 30 para enviar outras sugestões.

Clubes participantes
America, Bangu, Boavista, Bonsucesso, Botafogo, Cabofriense, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende, Tigres do Brasil, Vasco e Volta Redonda

Primeira fase
São 16 clubes divididos em dois grupos de oito. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a Taça Guanabara e os quatro últimos disputarão a Taça Rio.

Taça Guanabara
Os oito classificados se enfrentam em turno único, pontos corridos. O primeiro colocado é declarado campeão da Taça GB. Os quatro primeiros avançam para as semifinais.

Semifinais e final
As quatro equipes se enfrentam em cruzamento olímpico, jogo único*, com vantagem do empate para os dois primeiros colocados. O vencedor avança para a final.

*O Arbitral ainda vai definir qual fase será disputada em jogo único, se a semifinal ou a final, para chegar as 17 datas previstas pela CBF. Até 2015, eram 19 partidas.

Taça Rio
As oito equipes se enfrentam em turno único, pontos corridos. O primeiro colocado é declarado campeão da Taça Rio. Os dois últimos são rebaixados para a Série B.

Classificação geral
Os oito classificados para a Taça Guanabara serão obrigatoriamente os oito primeiros colocados, respeitando a ordem de classificação na soma dos pontos da segunda fase. Já os oito da Taça Rio serão os oito últimos, respeitando também a classificação conquistada no turno.

Vagas em competições nacionais
Os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Copa do Brasil de 2017. Para a Série D do Brasileirão do mesmo ano, o melhor time sem divisão na classificação geral (ordem da tabela das Taças GB e Rio) fica com a vaga.

Inscrição
Será permitida a inscrição de 31 atletas, sendo obrigatoriamente três goleiros e no máximo cinco amadores (atletas sub-20 sem contrato profissional), e com no máximo cinco substituições durante o campeonato - exceto em caso de lesão comprovada.

Fonte: FutRio