Após deixar o Vasco, Isaías Tinoco é anunciado oficialmente como novo diretor de futebol do Cruzeiro

Quarta-feira, 22/07/2015 - 21:02
comentário(s)

Depois de seis meses e vinte e dois dias, o Cruzeiro tem novo diretor de futebol. Na tarde desta quarta-feira, o clube anunciou a contratação de Isaías Tinoco, então gerente de futebol amador do Vasco. O nome chegou ao presidente Gilvan de Pinho Tavares indicado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, com quem trabalhou no Flamengo durante a gestão de Patrícia Amorim. Tinoco desembarca no Aeroporto de Confins na manhã desta quinta-feira.

O anúncio do Cruzeiro é feito menos de 24 horas depois do fechamento da janela de contratações do futebol internacional. Com isso, Gilvan de Pinho Tavares reafirma sua convicção de que o atual elenco do clube é bom e que disputará o restante do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, neste semestre, com as peças que tem. Isaías deverá atuar como um elo entre presidência, comissão técnica e elenco.

Horas antes de a negociação ser oficializada pelo Cruzeiro, uma fonte ligada ao Vasco, ouvida pelo Superesportes, afirmou que a proposta salarial para Isaías se mudar para Belo Horizonte era irrecusável e o único fator que poderia lhe prender no Rio de Janeiro era a amizade com o presidente do cruz-maltino, Eurico Miranda. Uma reunião nesta quarta, porém, selou a transferência. Nessa terça, conforme revelou o vice-presidente do time celeste, José Francisco Lemos, Isaías esteve na Sede Administrativa do Barro Preto em reunião com Gilvan de Pinho Tavares.

Além de liderar a gestão do elenco, Tinoco começará a planejar as diretrizes do trabalho em 2016. Este ano, ele não poderá fazer grandes modificações no elenco, já que a janela internacional de contratações está fechada e os jogadores da Série A estão, em sua maioria, com limite de seis jogos estourado.

Trajetória

Tinoco iniciou a carreira nas categorias de base do Flamengo, em 1977. Ainda nos departamentos inferiores, trabalhou no Vasco em 1983 e 84. Em 1993, o dirigente voltou ao rubro-negro para exercer função no futebol profissional. Se mudou mais uma vez, de volta ao cruz-maltino, onde virou homem de confiança de Eurico Miranda e conquistou o Brasileiro de 1997 e a Libertadores de 1998.

O gerente deixou o Vasco em 2005 e retornou ao Flamengo, meses depois, onde conquistou Copa do Brasil, Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro. Na equipe rubro-negra, trabalhou com Zico e Vanderlei Luxemburgo na gestão de Patrícia Amorim. Depois da demissão do atual técnico celeste, Tinoco acabou se envolvendo em discussão com outros dirigentes e pediu demissão do cargo para assumir a gestão do Guarani, em 2013.

Em dezembro de 2014, com a volta de Eurico Miranda ao Vasco, Tinoco foi contratado para comandar o futebol amador do cruz-maltino.

Fonte: Superesportes