Confronto entre Vasco e América-RN tem história; relembre alguns dos principais jogos

Terça-feira, 21/07/2015 - 20:17
comentário(s)

Para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil deste ano, o América-RN precisa vencer o Vasco por 2 a 0 ou por três gols de diferença, nesta quarta-feira, na Arena das Dunas. Na última vez que as duas equipes se enfrentaram em Natal, em jogo válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2014, o Alvirrubro comemorou a vitória pelo mesmo placar que precisa agora.

Enquanto o Vasco ocupava as primeiras colocações da tabela e ainda brigava pelo título da Segundona, o América lutava contra o rebaixamento, que acabou sacramentado na última rodada. Apesar das diferenças entre as equipes, os comandados de Roberto Fernandes se portaram bem e venceram com autoridade pelo placar de 2 a 0, gols dos atacantes Rodrigo Pimpão e Isac (veja os gols no vídeo ao lado). O curioso é que, do elenco atual americano, apenas o zagueiro Cleber e o volante Judson estavam em campo naquele dia 21 de outubro.

O retrospecto histórico, porém, certamente não fará a torcida alvirrubra sorrir. Isso porque ao longo dos últimos 40 anos, América-RN e Vasco já se enfrentaram por 14 vezes, seja pela Série A, B ou Copa do Brasil - nenhum amistoso foi realizado entre os dois times -, com o Alvirrubro conseguindo se sagrar vencedor em apenas duas oportunidades, com oito vitórias da equipe cruz-maltina e outros quatro empates.

Mas pior do que o retrospecto histórico está o pífio aproveitamento do América-RN jogando em casa contra o Vasco. Em oito jogos, tanto no antigo Machadão quanto na novíssima Arena das Dunas, o Alvirrubro só venceu uma única vez, exatamente no jogo do returno da Série B de 2014.

VITÓRIA HEROICA EM SÃO JANUÁRIO

Ao longo dos anos o confronto entre América-RN e Vasco contou com muitos capítulos curiosos e muita polêmicas. Em 1975, o Mecão disputava a Série A do Campeonato Brasileiro por ser o atual campeão potiguar. No dia 27 de setembro,em São Januário, o Alvirrubro enfrentou o Vasco, então atual campeão brasileiro, com um elenco que tinha entre seus destaques o goleiro Mazaropi e ninguém menos que Roberto Dinamite. Sem Dinamite em campo, coube ao atacante alvirrubro Washington brilhar em campo, marcar o único gol da partida e decretar a vitória alvirrubra no Rio de Janeiro.

Foi considerado um resultado tão improvável que, pela primeira vez na história, um torcedor ganhou sozinho na loteria esportiva, bastante disseminada entre os torcedores na época. E mesmo assim, o prêmio de 22 milhões de cruzeiros somente foi parar nas mãos do apostador em questão, o goiano Miron, pois o mesmo cometeu um equívoco ao marcar o bilhete. Segundo conta o jornalista Rafael Duarte, ao ser questionado acerca dos motivos que o levaram a acreditar tanto no Mecão, Miron foi direto e sincero.

- Eu pensei que fosse o América do Rio - declarou ele, que acreditava no Mequinha, apelido carinhoso do Alvirrubro carioca, na época um dos grandes clubes do Rio de Janeiro.

POLÊMICAS EM 97 E 99

O final da década de 90 reservou quatro duelos entre as duas equipes, válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil. Dois deles, porém, foram marcados por polêmicas extracampo. No dia 20 de agosto de 1997, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco encarou o América-RN no Machadão. O juiz da partida era o cearense Dacildo Mourão. Após cometer duas faltas, Edmundo, craque do time e artilheiro do campeonato, foi expulso de campo. Na saída do gramado, o atacante protagonizou um desabafo polêmico, até hoje lembrado (veja no vídeo ao lado).

- A gente vem para a "Paraíba" e um "Paraíba" apita, só pode prejudicar a gente, né? A gente quer ganhar? Como que nós vamos ganhar? - declarou.

Após a partida, que acabou em 0 a 0, Edmundo ainda tentou se explicar no vestiário, mas as palavras do "Animal" ficaram para sempre eternizadas na memória do torcedor potiguar.

Em 99, foi a vez de América-RN e Vasco se enfrentarem pela Copa do Brasil. Campeão da Libertadores de 98 e do Torneio Rio-São Paulo daquele ano, o Vasco esteve em Natal com o time completo. Antes de a bola rolar, o clima esquentou entre a comissão técnica do time carioca e a polícia. Quando os jogadores quiseram subir ao gramado para sentir o clima do Machadão, a polícia não deixou e os ânimos ficaram exaltados, com o meia Felipe recebendo inclusive voz de prisão. Delegado e técnico vascaíno na época, Antônio Lopes conseguiu contornar a situação e o jogador seguiu para a partida. Com o placar de 1 a 0 em Natal - gol de Luizão - e um 2 a 0 no Rio de Janeiro, o Vasco se classificou e eliminou o Alvirrubro da competição.

SÉCULO 21

Os embates entre América-RN e Vasco se tornaram mais frequentes na virada do século, com o acesso à Série A do Alvirrubro em 2006 e os descensos do Cruz-maltino em 2008 e 2013. No Brasileirão de 2007, a partida que marcou a volta do Mecão à elite do futebol brasileiro foi exatamente contra o Vasco, em Natal, e era também especial por outro fato: o duelo marcou a reabertura do Machadão, que passara por um longo período de reformas. O resultado não foi bom para o Alvirrubro, que perdeu por 1 a 0, gol do atacante André Dias. O técnico do Vasco era Celso Roth naquela oportunidade.

Em 2009, na primeira passagem do clube carioca pela Série B, o América-RN se tornou parte importante da campanha do então título inédito da Série B. No dia 13 de novembro, em jogo válido pela 36ª rodada da Segundona, o Vasco recebeu o Alvirrubro em um Maracanã praticamente lotado. Precisando da vitória, o Vasco viu Lúcio Curió abrir o placar para o América-RN, aos 13 minutos da primeira etapa. Apesar da pressão vascaína, o primeiro tempo terminou com vantagem para o Alvirrubro.

- (O Vasco) É o meu time do coração, mas eu trabalho para o América-RN - disse Lúcio no intervalo da partida.

Na volta do intervalo, logo aos 20 segundos da segunda etapa, o Cruz-maltino teve um pênalti a seu favor, que resultou na expulsão do zagueiro Leonardo, que já tinha cartão amarelo. Na cobrança, Elton, que não era o cobrador oficial do time, mas brigava pela artilharia da competição, bateu e viu o goleiro Rodolpho defender e frustrar a torcida vascaína. A partir de então, o clima de tensão tomou conta do Maracanã, mas demorou muito para que o Vasco tivesse outra oportunidade de empatar, em um pênalti sofrido por Carlos Alberto, aos 20 minutos. Indo de encontro com o técnico Dorival Júnior, que queria que o capitão vascaíno cobrasse, Elton pegou a bola e dessa vez balançou as redes.

Como o empate não era suficiente para sagrar o Vasco campeão, Dorival Júnior colocou o time para frente, com as entradas de Philippe Coutinho e Aloísio Chulapa. O Mecão se segurava como podia e jogando fechado via o empate amadurecer, até que ao final da partida, em um lance de habilidade aos 40 minutos, Alex Teixeira chutou no canto direito, sem chances para Rodolpho, e fez o Maracanã explodir de alegria. O Vasco se tornava campeão da Série B, e o confronto contra o América-RN entrava para a história.

Fonte: GloboEsporte.com