Vascaínos ganharam direito de ocupar arquibancadas do lado direito das tribunas do Maracanã em 1951, diz pesquisador

Terça-feira, 21/07/2015 - 12:43
comentário(s)

A história dos ‘lados’ das torcidas no Maracanã

A volta dos clubes cariocas ao Maracanã neste domingo, após três anos sem que os torcedores do Rio pudessem ver seus times do coração no estádio mais emblemático do país, está marcada não pelo duelo em campo entre Fluminense e Vasco. E sim pelo local em que as torcidas dos dois clubes deverão ocupar. Como um dos novos ‘donos’ do Maracanã, o Fluminense decidiu ‘reservar’ para os fãs tricolores o espaço à direita das cabines de imprensa. Exatamente o local tradicionalmente ocupado pelos vascaínos.

E como ocorreu essa ‘ocupação de território’ em um dos estádios mais famosos do mundo? A tradição remonta a 1951, ano seguinte à inauguração do Maracanã. Segundo pesquisa realizada pelo jornalista Fábio Grijó, do SporTV, o Vasco teve o direito a escolher o lado em que desejava que sua torcida ficasse por ter sido o primeiro campeão carioca da Era Maracanã. Com o título de 1950, em 28 de janeiro de 51, conquistado na final diante do América pelo time que era a base da Seleção da Copa disputada no Brasil (Ademir Menezes, Danilo Alvim, Chico, Barbosa, Augusto, Maneca, Eli, Alfredo II).

O Vasco decidiu escolher o lado direito. Coube ao Flamengo, por ter a maior torcida, ficar com o lado esquerdo, ganhando também um espaço fixo no estádio.

Em relação a Botafogo e Fluminense, houve um acordo tácito. Os alvinegros passaram a ficar sempre do lado direito, com exceção dos clássicos diante do Vasco. E os tricolores ficaram à esquerda, menos nos Fla-Flus.

Se essa divisão atrás dos gols surgiu já nos anos 50, a separação das entradas dos torcedores é mais recente. Até meados dos anos 90, os acessos das rampas do Bellini e da Uerj não ficavam restritos a uma torcida. Havia uma entrada conjunta nos dois acessos. Para evitar problema maiores, policiais se colocavam na parte central das rampas. E os torcedores se dividiam no final dela. Um grupo ia para a esquerda. Outro, para a direita.

Com o acirramento da tensão entre organizadas, a Polícia Militar decidiu limitar os acessos. Os torcedores do Flamengo passaram a entrar sempre pelo acesso localizado na Avenida Maracanã, marcado pela estátua do Bellini. E os do Vasco deveriam entrar pela rampa situada na Avenida Radial Oeste. Botafoguenses e tricolores mudavam de local conforme o setor que fossem ocupar.

Fonte: Blog Memória EC - GloboEsporte.com