Valdiram diz que gostaria de voltar a jogar pelo Vasco e espera aprovação de Eurico: 'Deus vai tocar o coração dele'

Sexta-feira, 17/07/2015 - 12:39
comentário(s)

Valdiram está sumido do futebol. Não participa de um jogo oficial desde o dia 4 de maio de 2013, quando entrou no segundo tempo da vitória do Bonsucesso por 1 a 0 sobre o Mesquita, pela Série B do Campeonato Carioca. São dois anos, dois meses e 11 dias afastado dos campos. Mas ele não abandonou a carreira. Está se recuperando de lesão nos joelhos - passou por cirurgia em abril. Muito menos deixou o esporte de lado. O atacante garante ter encontrado forças na fé para largar a vida desregrada envolvendo bebidas, drogas e sexo que marcou sua trajetória.

De volta ao Rio de Janeiro, ele entrou para a Assembleia dos Últimos Dias - localizada no Éden, em São João de Meriti -, mora em um alojamento da igreja e, sempre que possível, leva a palavra de Deus a jogadores. Além do seu próprio caso como exemplo. Foi assim, de terno e gravata e com a bíblia na mão, que recentemente apareceu no vestiário do América-RJ e palestrou para os atletas, entre os quais estavam Jean, Wagner Diniz, Fábio Braz e Abedi, quarteto com quem jogou pelo Vasco entre 2006 e 2007.

- Estou fazendo obra missionária. Fui fazer uma palestra numa sexta-feira, um dia antes do jogo. Os jogadores ficaram emocionados, sentiram a presença de Deus. Todos viram a transformação que passei. Lá em São Januário também prego para os meninos da escolinha, para os seguranças do Vasco. Onde eu for tenho que falar. Todos gostam de mim, eu só fiz mal a mim mesmo. Deixei amizades no futebol que continuam.

Valdiram fala em São Januário no presente, não no passado. É porque o atacante está no Vasco, embora não faça parte do elenco. Após se lesionar jogando uma pelada no Nordeste, voltou este ano ao Rio e começou, há cerca de dois meses, sua recuperação na Colina, onde vem utilizando as dependências das categorias de base para fazer fisioterapia e musculação. Mas se depender da vontade do jogador, o vínculo dele com o clube onde atingiu o auge da carreira, ao ser artilheiro da Copa do Brasil de 2006 com sete gols, pode ir além do tratamento.

- Hoje estou retornando por ter operado e me tratando no Vasco. É o clube onde sou ídolo, tenho uma história lá dentro, foram grandes emoções que não consigo esquecer. Estou revendo os amigos: o Eurico, o Zé Luis (vice-presidente de futebol), os fisioterapeutas, seguranças... Alguns jogadores do profissional hoje eram da escolinha na minha época. Meu sonho é ter uma nova oportunidade no Vasco. Por tudo que passei acho que mereço voltar. Se o Eurico quiser uma pessoa que comprou a palavra, de coração grande... Eu fui lá, conversei com ele pessoalmente, e ele abriu as portas para mim. Se mais tarde me der uma oportunidade, vou ficar muito feliz. Estou orando, Deus vai tocar o coração dele - contou o jogador, que se diz confiante na reação do Cruz-Maltino no Campeonato Brasileiro e refuta o rebaixamento.

- Não posso comparar o time com o da minha época, mas são situações que fazem parte do futebol. O Vasco é time grande, de massa, tradição, que tem capacidade de mudar a história.

Atualmente com 32 anos - faz 33 ainda em 2015 -, Valdiram tem como objetivo retornar aos gramados. Ele diz enfrentar pressão para voltar a jogar tanto da família - foi casado até 2009 e tem dois filhos que moram com a mãe: Letícia, de 12 anos, e Valdiram Júnior, de 8 - quanto nas ruas. Seja de sua cidade natal, em Canhotinho, no interior de Pernambuco, ou no Rio, onde passou a ser frequentador dos jogos do Vasco em São Januário. Motivado e "com saúde", o atacante adia os planos de aposentadoria.

- Minha filha, que entrou em campo comigo quando estava no Vasco, pede para que volte a jogar. A pressão é grande tanto na minha cidade e principalmente no Rio, onde passei a ser conhecido. Algumas vezes vou aos jogos, fui no Vasco x Inter, Vasco x Ponte... Entro em São Januário, e o pessoal fala: "Quero te ver no Vasco de novo". Isso é um reconhecimento. Por eu me encontrar hoje em condições sem bebida, prostíbulo, baile funk, essa vida que larguei há cinco anos de fortificação, pregando a palavra, ganhando alma e fazendo ao contrário do que fazia, com a saúde que tenho hoje dá para jogar até 40 anos.

Apesar de o Bonsucesso ter sido o último time que defendeu, não foi o último pelo qual passou. Valdiram foi contratado pelo Comercial, de Alagoas, onde ficou cerca de um mês no início do ano passado e acabou dispensado sob alegação de recaída. Na época, o jogador contestou a acusação, disse que não havia provas contra contra ele e que decidiu sair pelas condições precárias que o clube oferecia. "Salvo" pela fé - em 2011, chegou a passar por um sítio de reabilitação em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde não podia usar celular, acessar a internet ou ver TV -, ele assegura não consumir drogas ou bebidas alcoólicas há dois anos e sete meses e que voltará em 2016. Seja no Vasco ou não.

- Hoje, sou um Valdiram diferente, que conseguiu vencer aquela situação do fundo do poço, e renovado por saber que estou dando a volta por cima. O dom que eu tenho foi Deus que me deu e ninguém toma. Falta fazer parte física, comecei a musculação. Para ficar bem mesmo vai ser lá para outubro. Até dezembro trabalho com bola, ano que vem quero fazer pré-temporada, não sei se vai ser pelo Vasco ou outra equipe, mas vou estar à disposição - prometeu.




Valdiram pelo Vasco:
Jogos: 32
Gols: 14
Vitórias: 16
Empates: 9
Derrotas: 7

Fonte: GloboEsporte.com