Remo: Fabiana Beltrame disputa 2ª etapa da Copa do Mundo a partir desta 6ª em Varese, na Itália

Terça-feira, 16/06/2015 - 11:06
comentário(s)

Enquanto a maior parte da Seleção Olímpica de remo treina em Porto Alegre para os Jogos Pan-Americanos, em julho no Canadá, Fabiana Beltrame, Steve Hiestand e dez para-remadores vão representar o Brasil na 2ª Etapa da Copa do Mundo da modalidade, a partir desta quinta-feira, em Varese, na Itália. Mais de 750 atletas de 42 países, em 331 barcos, estão inscritos nas 22 provas, das quais 14 contam pontos para a competição.

Vencedora na 1º Etapa em Bled, mês passado, Fabiana Beltrame estreia sexta-feira nas eliminatórias do Single Skiff Peso-Leve Feminino, no qual já conquistou cinco medalhas – sendo três de ouro (2011, 2013 e 2015) e duas de bronze (2010 e 2013) – mas que não conta pontos para a Copa do Mundo, por não ser prova olímpica.

No Masculino, Steve Hiestand, que mora na Suíça, volta a representar o Brasil no Single Skiff aberto, após o bronze na Regata Internacional de Bled, na véspera da 1ª Etapa, da qual não participou por não ter atingido 93% do índice de referência estabelecido pela CBR. Ele estreou na Copa em 2014, em Lucerna, em 25º lugar, com vitória na Final E.

O Brasil é o único país com cinco barcos inscritos nas quatro provas de para-remo, e apenas Itália e Rússia também participam de todas as disputas, que começam na quinta-feira. Ouro em Belgrado, em 2012, e sétimo em Aiguebelete, ano passado, Luciano Luna compete no Single Skiff AS (só braços), prova que terá também o estreante Rene Pereira, vencedor na tradicional Regata Internacional de Gavirate, em maio.

Dona de uma prata (2012) e um bronze (2010), Claudia Santos disputa o Single Skiff AS Feminino, no qual foi sexto em Aiguebelette em 2014. Prata com Isaac Ribeiro em 2012, Josiane Lima busca nova medalha no Double Skiff TAMix (tronco e braços misto) ao lado de Michel Pessanha, com quem também ficou em sexto na França ano passado.

No Quatro Com LTAMix (perna tronco e braços misto), Norma Moura (prata em 2012) vai para sua quarta participação, desta vez com Ana Paula Souza, Jairo Klug, Frederic Mallrich e Jucelino da Silva, de timoneiro. A guarnição foi terceiro em Gavirate, onde os para-remadores brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro (Renê e Josiane), duas de prata e três de bronze.



Fonte: Remo em Voga (texto), Flickr oficial do Vasco (foto)