Conheça a história de Marcelo He-Man, ex-presidente da FJV falecido na última 6ª-feira

Terça-feira, 16/06/2015 - 10:34
comentário(s)

FORÇA JOVEM 2015: UM POUCO DA HISTÓRIA DE MARCELO HE-MAN

MARCELO MENDONÇA, mais conhecido como HE-MAN, descendente de portugueses, nascido no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro de 1966.

Criado no Centro do Rio começou desde muito cedo a freqüentar as arquibancadas, impressionado com a festa que a FJV fazia e pelo clima de camaradagem entre os seus, entra para a nossa Torcida em 1980, logo de início já mostra seu caráter criativo e irreverente, levando um caixão contra a mulambada, pois o time do Zico e da mídia havia naufragado.

Nas eleições de 1985 fez campanha fervorosa na épica eleição do Vasco, Eurico x Calçada, esse foi um dos primeiros momentos em que a lendária geração dos anos 80 fazia-se presente.

Junto com sua geração mudou o panorama da Torcida vascaína de acuados, para intimidadores, depois de muita luta o nosso domínio em 1989 estava concretizado.

Apoiou a transição de poder de Ely Mendes para a geração 80, no qual foi Vice Presidente; Após o término do seu mandato continuou nos bastidores, sendo um dos responsáveis pelo nosso primeiro bandeirão, em 1993 foi um dos mentores para a nossa maior conquista, um "OUTRO BANDEIRÃO"..................

Em 1994 ele apoiou o grupo que retomou a Torcida resgatando a moralidade da instituição, sendo novamente Vice-Presidente, dessa vez de Antônio Brás.

Épocas difíceis, nesse momento devido a perseguição policial e da mídia, a Torcida só contava com garotos de 13 a no máximo 16 anos, nascia ali a chamada geração anos 90;

Como um grande líder tomou para si a responsabilidade, sendo o espelho para toda essa garotada, certamente para o experiente Marcelo não foi fácil comandar tantos meninos contra os rivais, e não foram poucas batalhas, mas ele nunca titubeou!

Nessa fase difícil foi um dos ¨cabeças¨ que idealizaram as cobranças contra a diretoria Vascaína, acreditem que não foi fácil!

Em 1996 já com um corpo formado e reestruturado a Torcida sai de Piedade e vai para o Centro, uma tímida Sala, mas um grande salto, que os créditos sejam dados para Antônio Brás, Marcelo He-Man, Soro, Roberto Monteiro e a Geração anos 90.

Nesse período Marcelo aglutinou energias e a FJV incorporou a FIV (Força Independente).

No final de 1996 nos mudamos para a cobertura, uma mega Sede, sem qualquer ajuda do Clube, no mesmo período Marcelo pede demissão do trabalho para poder assumir a Torcida, com dinheiro da sua rescisão ele utiliza para se dedicar a instituição, toma posse como Presidente em 1997, e a FJV tem sua época de ouro e explode em todo o Brasil, duas faixas gigantes no Maracanã, bandeiras novas, Famílias OFF-RIO sendo construídas, campanha de associação, saímos dos 5 mil para 30 mil, novos materiais, Desfile na apoteose (Escola de Samba Em Cima da Hora), junto com Almir ele “criou” a logomarca “F” imitada por outras Torcidas, todos esse feitos no lendário ano de 1997, em 19/02/1998 ele passa seu posto para o Fernando Leal.

Após descontentamento com os rumos da Torcida, se afasta, mas não larga a militância, com seus belos e contundentes cartazes ...................

Se houve na história das Torcida Organizadas, alguma Torcida independente, essa foi a FORÇA JOVEM DE MARCELO HE-MAN.

Vale nosso agradecimento a geração dos anos 80 e 90, que ajudaram de maneira eficaz a consolidação da FJV:

GERAÇÃO DOS ANOS 80 (A VIRADA): Marcelo He-Man, Arlindo, Roberto Monteiro, Márcio Buião, Antônio Brás (1974), Alexandre Cebola (1978), Fernando Leal (1974), Marcondes, André Negão, Pulga, Babu, André, Jorge, Hadson, Metralhinhas, Beto Metralha, Robson, Márcio Lobo, Lobinho, Marcelo Bomba e muitos outros que mesmo coadjuvantes ajudaram nossa Torcida.

GERAÇÃO DOS ANOS 90 (GERAÇÃO DE OURO): Marcelo Bicudo (1985), Charles, Gabirú, Pareja, Fabrício, Toledo, Porca Russa, Leandro, Vitor, Diogo, Veja, Almir, Salgadinho, Heitor, Robertinho e muitos outros que mesmo distantes ou coadjuvantes ajudaram e muito o crescimento da nossa Torcida. ...................

Marcelo Mendonça formou não apenas Torcedores Vascaínos, mas uma geração cidadã (Estudantes e Trabalhadores que serviam ao VASCO e não do VASCO).

Só o fato de pensarmos quantos projetos você tinha, quantas coisas poderíamos termos feito!

Você tinha a grandeza do VASCO!

Fique em paz!

Que Deus conforte a sua Família!!!

A MAIOR TORCIDA INDEPENDENTE DO BRASIL

Fonte: https://www.facebook.com/forcajovem




Fonte: Blog Torcidas do Vasco