Confira a íntegra da entrevista coletiva de Doriva após Atlético-MG 3 x 0 Vasco

Domingo, 31/05/2015 - 19:00
comentário(s)

O tão falado dinamismo do futebol pode ser traduzido em análises rápidas sobre a derrota por 3 a 0 do Vasco para o Atlético-MG, neste domingo, no Independência. Consistente na defesa em boa parte do ano, o time de Doriva estava há 11 jogos sem perder, mas a maior invencibilidade da Série A durou poucos minutos. O escorregão de Luan no lance do gol de Thiago Ribeiro abriu a contagem para o Galo e a porteira do time de São Januário. Antes invicto, o Cruz-Maltino já pode contar que tem seis jogos sem vencer. Pior: com ataque cada mais inofensivo.

– Montamos uma estratégia para jogar contra o Atlético. Nos primeiros 15 minutos conseguimos neutralizar e ter um volume de jogo importante. Começamos bem, mas infelizmente sofremos o gol num lance totalmente atípico. O Luan teve a infelicidade de escorregar, e o Thiago Ribeiro teve muita qualidade para fazer o gol – disse o técnico do Vasco, Doriva, em coletiva depois da partida.

Nos últimos seis jogos – desde a vitória contra o Botafogo na final do Carioca –, mesmo quando criou chances de gols, o que aconteceu no início do jogo no Horto, não foi capaz de marcar. Fez apenas dois gols em seis jogos: um de falta de Rodrigo contra o Cuiabá, outro na sobra de escanteio, com Lucas, diante do Internacional.

Com aparente tranquilidade, Doriva lamentou que a estratégia de não deixar o Galo dominar o jogo como costuma fazer no Independência tenha ido para o chão ao mesmo tempo da queda de Luan. Aos 19 minutos, Dátolo marcava o segundo de cabeça e deixava o Vasco sem reação. No fim do primeiro tempo, Thiago Ribeiro de novo marcou e definiu a vitória em apenas 45 minutos.

– Contra equipes como a do Atlético, temos que errar pouco. E erramos em detalhes. Eles tomaram conta depois daquele momento de desequilíbrio nosso. Nos perdemos um pouco e sofremos os três gols num primeiro tempo que praticamente definiu a partida. Com a entrada do Yago no segundo, ganhamos velocidade, volume e até criamos chances, mas foi uma vitória merecida do Atlético.

O treinador admitiu que as soluções que tenta encontrar para o Vasco não estão dando resultado. Novamente, Doriva lançou Yago, que foi elogiado por Doriva, Marcinho e Bernardo. O time tentou, brigou e viu Gilberto ir contra dois ou três marcados. Mas, novamente, mostrou incapacidade de chegada e de conclusão a gol. A zaga do Atlético, se perdia individualmente em alguns lances, desarmava depois com certa tranquilidade o ataque do Vasco. Doriva sai de Minas Gerais falando em buscar novas alternativas.

Confira a íntegra da coletiva de imprensa do técnico do Vasco:

Riascos e Diguinho

Riascos sentiu bastante, sentiu cansaço, não estava conseguindo, a gente tentou proteger ele um pouco o colocando para o meio, por algum tempo, mas o Atlético imprime um ritmo realmente muito forte e ele sentiu bastante. Ele está chegando apenas, a gente tem que ter calma, de repente utilizá-lo durante os jogos até ele chegar num nível físico melhor. Diguinho surpreendeu de maneira positiva. Foi muito bem, tem lastro importante, calma, muita qualidade, no meu modo de ver fez grande estreia.

Desequilíbrio

Não digo nem falha no primeiro gol, Luan escorregou e o Thiago foi muito feliz na definição, fez o gol. Jogos são assim são difíceis, a gente sabia disso, até acredito que a estratégia que pensamos foi boa. Estávamos conseguindo manter o Atlético no campo deles, conseguindo jogar, mas realmente depois que tomamos gol nos perdemos no campo. Atlético cresceu e os gols aconteceram muito rapidamente. Não deu tempo para a gente se organizar. Depois, no segundo tempo com a entrada do Yago ganhamos velocidade, volume, até criamos chances, mas foi umas vitória merecida do Atlético. A gente poderia tentar fazer os gols e galgando recuperação dentro da partida e, lógico, quando se tenta ser um pouco mais agressivo você se expõe e o Atlético também criou outras ocasiões. Lamentamos a derrota, porque esperávamos sair daqui com pontos. Mas Brasileiro não dá tempo de ficar lamentando, temos a Ponte Preta na quarta-feira. É uma equipe que vem bem também. Temos que nos preparar, olhar para o futuro e pensar em vitória na próxima rodada.

Realidade do Brasileiro

No último jogo tivemos volume muito contundente contra o Inter. É verdade que faltou o gol, que foi o que o Atlético fez hoje aqui. Não podemos achar que está tudo errado. A gente sabe que numa derrota como essa, expressiva, não nos tira os pés do chão. Vamos trabalhar e pensar que fizemos três bons jogos, no entanto sem vitória e a gente espera que continuemos fazendo bons jogos, principalmente dentro de casa, no próximo jogo e temos que recuperar.

Nova tentativa no meio com Julio dos Santos

É estratégia, estratégia, estratégia. Tanto faz se tem um meia, dois meias, dois atacantes, isso é estratégia. Não é questão de ter meia ou não. Equipe teve volume importante no começo do jogo, não criou as chances que poderia criar. Estamos buscando alternativas para que fique equipe vencedora. Até então a gente não conseguiu vencer, mas vamos continuar trabalhando e confiando nos atletas que a gente tem.

De 11 jogos sem vencer a seis sem ganhar

Temos que saber administrar momento negativo, da mesma maneira que temos que fazer isso nas vitórias. Se vencemos hoje aqui seriam 12 sem perder, com vitória. Então não podemos ir para o extremo, extremo na vida é muito perigoso. A gente tem que ter equilíbrio, trabalhar, saber que a gente tem potencial e buscar a vitória. Vitória que nos dá tranquilidade para prosseguirmos na competição.

Substituições improdutivas

Tenho que buscar alternativas. Realmente a gente não tem conseguido mudar o jogo, no meu modo de ver temos que ter substituições que possam mudar o jogo, dar o algo mais que a equipe precisa, uma vez que a estratégia inicial não funcione. Hoje, depois de estar 3 a 0 é difícil. A gente tentou, Yago teve volume importante nesse jogo, acho que entrou bem melhor do que contra o Inter, mas temos que continuar buscando alternativas no nosso elenco.

Jordi assume vaga

Confiamos totalmente no Martín, no Jordi e também no Charles. Então sabemos que estamos bem servidos. São jogadores capazes, a gente está tranquilo quanto a isso.

Serginho

Vamos ver, ele saiu com incômodozinho, vamos ver quais reais condições de jogo para aí sim tomar decisão e ver quem colocamos para iniciar a partida.

Fonte: GloboEsporte.com