Ministro do Planejamento, sobre ministro da Fazenda: 'Minha principal divergência com o ministro Levy é que ele é Botafogo e eu sou Vasco'

Quarta-feira, 27/05/2015 - 21:33
comentário(s)

Em meio a especulações sobre desentendimentos entre os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy, o titular do Planejamento usou o futebol para tentar mostrar que está tudo bem na relação com o colega. "Minha principal divergência com o ministro Levy é que ele é Botafogo e eu sou Vasco", afirmou o ministro após audiência pública no Congresso Nacional.

"Tirando isso, estamos trabalhando conjuntamente para recuperar o crescimento mais rápido possível", disse Barbosa. Ele ressaltou a complexidade das tarefas empreendidas pelo governo nas áreas fiscal, monetária e financeira. "Estamos todos trabalhando juntos com isso. Somos uma equipe econômica. Quando um não pode comparecer, o outro comparece e cumpre o papel", falou.

Questionado sobre a construção do tamanho do corte do orçamento anunciado na última semana, Barbosa disse que o processo foi feito por todos os ministérios, não só por Fazenda e o Planejamento. "O corte foi definido em conjunto por todas as equipes e não houve divergência nenhuma", garantiu.

Desde a semana passada, especulações sobre as diferenças entre os dois ministros provocaram alvoroço no mercado, com reflexos inclusive na cotação do dólar. Na sexta-feira, 22, quando foi anunciado o contingenciamento no orçamento deste ano, Levy, que defendia uma corte mais radical, não compareceu, apesar de sua presença ser prevista. O argumento para a ausência foi uma gripe que teria o acometido.

Já na segunda-feira, 25, em reunião do conselho político com a presidente Dilma Rousseff, quem faltou foi Barbosa. Coube a Levy conceder coletiva de imprensa, ainda tossindo, para comentar o encontro. Na ocasião, a assessoria do ministro do Planejamento informou que Barbosa estaria com um problema de coluna, sendo necessário que ele fosse hospitalizado e medicado.

Fonte: R7