Confira mais trechos da entrevista coletiva de Eurico Miranda

Sábado, 23/05/2015 - 02:10
comentário(s)

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (22/05) em São Januário, o presidente Eurico Miranda falou sobre a permanência do técnico Doriva no comando da equipe do Vasco da Gama. Perguntado sobre o convite do Grêmio ao treinador do Vasco, o mandatário elogiou a postura do profissional e repudiou a atitude do presidente do time gaúcho Romildo Bolzan Junior.

"O motivo de eu estar aqui é para falar sobre um fato lamentável, que mostra muito bem como está o futebol brasileiro. Eu estava habituado a lidar no Grêmio com pessoas como Hélio Dourado, Fabio Koff, Paulo Odone, Rafael Bandeira, Flavio Obino, entre outros. Hoje fui surpreendido com a informação de que o atual presidente do Grêmio, numa atitude absolutamente desrespeitosa com a instituição Vasco e comigo, ligou diretamente para o técnico e formalizou uma proposta ao Doriva. Isso no meio de uma competição. Foi uma proposta de contrato de dois anos garantidos para receber 300 mil reais por mês. Reafirmo, que o presidente do Grêmio foi desrespeitoso com a instituição e em particular comigo. Fiquei só no aguardo dos acontecimentos e devo dizer que tive satisfação pessoal, porque vi que ainda existem pessoas no futebol que dão mais valor aos compromissos e a palavra do que o dinheiro"

Confira abaixo os principais temas da entrevista

Contato do Grêmio

"O Doriva me procurou para dizer que tinha recebido uma proposta muito boa, mas que não aceitou, pois está muito feliz aqui. Fiquei satisfeito. Não foi pelo fato dele continuar ou não. Foi pelo fato dele saber e ter sentido primeiro com quem ele está lidando. Meu problema não é o contrato. Meu problema é o compromisso que se assume. E eu assumi o compromisso quando o trouxe, talvez contra a vontade de muitos. Eu acredito no trabalho dele"

Pressão

"Eu disse ao Doriva que aqui no Vasco, comigo na presidência, não tem pressão. O único que pode fazer pressão sou eu, como presidente. Aqueles que trabalham comigo sabem perfeitamente que não existe isso. Talvez tenha sido isso que o levou a tomar essa posição. Ele foi muito bem recebido e é bem tratado no Vasco. Ele sabe que muito mais que o dinheiro vale a honra e os compromissos assumidos"

Repúdio ao presidente do Grêmio

"Quero lançar aqui o meu repúdio a atitude tomada pelo presidente do Grêmio, que não está à altura daqueles que o antecederam. Ele poderia tranquilamente usar o telefone e me procurar e não o profissional no meio de uma competição, fazendo essa proposta milionária, mas que não foi levada em consideração pelo treinador. Algumas coisas aconteceram aqui, inclusive na administração passada. É facil fazer proposta milionária, o difícil é cumprir depois. Compromisso é compromisso, honra é honra. Eu sei que isso está acabando. Atitude de homem ou de mulher não se refere ao sexo, se refere ao que um homem e uma mulher representam. Infelizmente isso está acabando. E esse cidadão, que hoje é presidente do Grêmio, não teve atitude de homem"

Mercado e contrato de Doriva

"O contrato que firmei com o Doriva não tem multa. Ele assumiu o compromisso comigo. O problema não está no mercado. Essa história de mercado é daqueles que acham que não tem que honrar compromissos"

Ligação direta

"Em nenhum momento eu fui procurado. Eu acho que o mínimo que eu merecia era um telefonema. A minha resposta seria que o momento não é esse. Poderiam ter procurado antes. Por quê não foram procurar o Doriva lá trás? Procuraram outros e não encontraram, ai chamaram o Felipão que não resolveu os problemas deles"

Caso do Doriva e Botafogo-SP

"As pessoas precisam ter informação e não distorcer os fatos. Quando contratamos o Doriva, ele tinha assinado contrato com o Botafogo-SP, mas nem tinha sido apresentado ao elenco do clube. Não é nada comparado a buscar um treinador no meio de uma competição. Há uma diferença muito grande, mesmo assim ele veio para o Vasco, que pagou a multa contratual, sem que ele tenha trabalhado um dia no clube paulista. Não foi proposta milionária, mas um projeto que ele acreditou. Não gosto de dizer quanto um profissional meu ganha, mas todo mundo sabe por volta de quanto ele recebe, que é muito diferente ao que foi oferecido pelo Grêmio"

Presidente do Grêmio

"Eu não sei o que ele está fazendo lá no Grêmio e a partir de hoje pouco me interessa. Eu digo com a maior tranquilidade porque eu convivi com outros presidentes. Não estou falando de graça, essas pessoas que citei quando foram presidentes do Grêmio são homens que dialoguei e reafirmo: nenhum deles tomaria uma atitude como essa"

Tempo de permanência de Doriva

"Quando eu apresentei o Doriva, eu disse que ele estava sendo contratado para ser o treinador do Vasco no mínimo até o final do ano. Ele não estava sendo contratado para teste ou só para o Campeonato Carioca. Dependendo, principalmente dele, pode ficar aqui mais dois ou 3 anos. O contrato não mudou em nada, muito pelo contrário, continua rigorosamente o mesmo"

Empresários

"Ele pode ter sido oferecido por empresários, isso é outro defeito do futebol brasileiro. Doriva me merece muito crédito e ele me disse que o presidente do Grêmio ligou para ele, oferecido ou não pelos empresários ou por extraterrestres. Só do fato de ter essa ligação, sem ter a delicadeza ou obrigação de me dar um simples telefonema, não muda em nada a posição que tenho a respeito deste caso"



Fonte: Site oficial do Vasco