Vasco prometeu projeto de modernização de São Januário, mas dá prioridade a piscina e ginásio

Sexta-feira, 15/05/2015 - 11:27
comentário(s)

"O estádio de São Januário será ampliado. Isto, sem dúvida, vai acontecer". A declaração é do presidente do Vasco, Eurico Miranda, feita em novembro do ano passado à Rádio Globo, quando ainda estava em campanha para retornar ao clube. Porém, passados cinco meses de sua nova gestão, nenhum projeto efetivo foi apresentado, embora o estádio tenha passado por reparos.

De acordo com o Cruzmaltino, a ideia continua em pauta, mas situações mais emergenciais estão sendo colocadas como prioridades. Atualmente, o foco está voltado para a revitalização do ginásio e do parque aquático. A antiga quadra, que já foi palco de grandes conquistas do esporte amador, foi alvo de uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo, que arrecadou mais de R$ 250 mil para a revitalização do espaço, fechado desde 2011. As obras estão à pleno vapor, com exaustores e placares eletrônicos instalados e o piso já sendo colocado.

O setor das piscinas passou por inspeções e também foi trocado o piso, mas toda a reforma demandará um investimento muito maior, na ordem de R$ 3 milhões.

As obras de grande porte mais próximas de conclusão são as do novo acesso dos torcedores ao estádio e o campo anexo, que será utilizado para o treinamento do futebol profissional e ficará localizado onde hoje se encontram os campos de grama sintética.

''As obras estão em pleno andamento. Serão 20 dias para fazer a entrada dos visitantes e 60 dias para o campo'', disse à Rádio Tupi o vice-presidente de patrimônio, José Joaquim Cardoso.

Está em fase final de acabamento também o hotel/concentração para as divisões de base, localizado abaixo da arquibancada, e que hospedará garotos das mais diversas categorias.

A promessa feita por Eurico Miranda de ampliar São Januário tem como base resgatar o antigo projeto com a construtora portuguesa Luso Arenas, firmado na passagem anterior do cartola pelo Cruzmaltino, em 2007. Um ano depois, o dirigente deixou o clube e seu sucessor, Roberto Dinamite, não deu prosseguimento à estratégia.

"Já tinha esse projeto antes de sair, mas não deram prosseguimento. Vamos ter espaço para 40 mil torcedores, sem deixar a parte histórica da sede", prometeu na ocasião da entrevista.

Enquanto o sonho não se torna realidade, alguns pequenos reparos já foram feitos. O vidro de proteção do setor social foi retirado para uma melhor visualização dos torcedores e a área vip foi encerrada, passando a ser uma continuação das sociais.

Recentemente, as divisórias fixas do setor dos visitantes foi substituída por barreiras móveis, que serão colocadas de acordo com a demanda dos fãs dos clubes adversários.

Construtora chegou a anunciar projeto de modernização

Em 27 de dezembro de 2007, a Luso Arenas, em seu site oficial, destacava a parceria com o Vasco e informava que iniciava as negociações "objetivando a modernização do complexo de São Januário". Ainda no comunicado, informava que um trabalho em conjunto seria feito com as empresas KPMG, Stadium Capital Financing Group e Camargo Corrêa. O presidente da construtora, na nota oficial, ressaltava: "A proposta a apresentar incluirá soluções inovadoras de financiamento privado, que permitam ao clube não desviar recursos que coloquem em risco o desenvolvimento de sua equipe de futebol profissional".

A reportagem do UOL Esporte tentou entrar em contato com a diretoria do Vasco para tratar do assunto, mas não obteve retorno.

Fonte: UOL