Vasco monta programação especial para enfrentar Figueirense no domingo às 11h

Quinta-feira, 14/05/2015 - 09:51
comentário(s)

Domingo será a vez de o Vasco experimentar um dos novos horários para jogos neste Campeonato Brasileiro. A partida às 11h, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, obrigou a comissão técnica a montar uma programação especial para os jogadores. A maior preocupação é a de adaptar a alimentação e o sono do elenco para o compromisso no horário pouco comum para os padrões do futebol nacional.

Quem encabeça o planejamento é Alex Evangelista, fisiologista do clube e responsável pelo Caprres (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo). Hoje, ele deve conceder entrevista em São Januário para comentar a programação diferenciada para o fim de semana.

Inicialmente, uma atenção é com o sono dos jogadores. É natural que alguns tenham ansiedade pré-jogo e, com isso, não consigam dormir bem na noite anterior. Quando o duelo é à tarde ou à noite, o jogador tem tempo hábil para se recuperar do sono não tão produtivo, em termos de descanso. Este não será o caso do Vasco e a ideia é antecipar o horário das refeições no sábado e estimular o sono mais cedo.

Em condições normais, o elenco está acostumado a atividades físicas pela manhã. O Vasco concentra boa parte dos treinos no primeiro período do dia. A diferença é o desgaste sentido em uma partida, maior na parte física e mental, em comparação ao de um treinamento. Por isso, o café da manhã deverá ser reforçado em carboidratos. Além disso, o horário será antecipado.

No domingo da decisão contra o Botafogo, os jogadores desceram para o desjejum por volta das 9h. Já em Florianópolis, o café deverá ser servido perto de 7h30m, com um diferença entre três e quatro horas da última refeição até o jogo, como manda o figurino.

Fonte: Extra Online