Basquete: Convidado para a Liga Ouro de 2016, Vasco não disputará a Copa Sudeste e o Estadual em 2015

Sábado, 02/05/2015 - 05:40
comentário(s)

Depois de ter tido sua inscrição na Liga Ouro, torneio de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB) vetado pela maioria dos clubes membros do NBB, em janeiro, o Vasco está mais perto de realizar o projeto de disputar a competição mais importante do basquete nacional. O vice de Quadra e Salão do clube, Fernando Lima, revelou que a equipe foi convidada para a Liga Ouro de 2016, em que irá disputar vaga no NBB.

Com esse convite, o clube de São Januário, que estava inscrito na Copa Sudeste, que classifica para a Supercopa Brasil e esta para a Liga Ouro, já enviou ofício à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), organizadora da Sudeste, desistindo da competição.

— O Vasco fo convidado para a Liga Ouro. Kouros Monadjemi (um dos dirigentes do NBB) e Arnon de Mello (diretor da NBA Brasil) se reuniram com o presidente Eurico Miranda, há cerca de duas semanas, e disseram que o NBB não faz quaisquer restrições ao nosso clube, mas que na Liga Nacional de Basquete (organizadora do NBB) são os clubes que decidem, e eles acharam que se o Vasco jogasse a Liga Ouro iria prejudicar os quatro — os finalsitas Caxias do Sul (RS) e Sport Recife (PE), além de Campos Mourão (PR) e Ceub (Brasília) — já inscritos. E na reunião, eles convidaram o Vasco para a Liga Ouro de 2016. Diante disso, desistimos de disputar a Copa Sudeste contra Jacareí e Internacional de Santos — explicou Lima.

Segundo ele, com o Vasco já convidado à Liga Ouro, ele poderia pejudicar as aspirações do Jacareí e do Internacional de Santos. Daí o fato de o clube ter-se retirado da Sudeste. Ele acredita que a Liga Ouro do ano que vem será em fevereiro e antecipou que não irá mais jogar o Estadual no segundo semestre deste ano.

— Agora, vamos elaborar um projeto para tentar captar patrocínios para formar um bom time para a Liga Ouro, o Estadual, e se nos classificarmos, o NBB de 2016/2017) — explicou. — Não vamos jogar o Cariocão (de 2015). Só voltaremos ao basquete adulto no ano que vem.

Para formar o elenco vascaíno para a Copa Sudeste, Lima já havia feito contatos com alguns atletas que estavam em times que corriam risco de eliminação no NBB.

— Estávamos apalavrados também com dois americanos e um uruguaio, que jogariam nas posições de armador, ala-pivô e pivô — comentou.

Segundo Lima, a reforma do ginásio principal de São Januário, que vem sendo tocada graças à verba de R$ 241.592 (a meta original era de R$ 185 mil), obtida mediante campanha entre os torcedores pela internet, não dependia de se formar ou não um time de basquete. De qualquer forma, o local será reinaugurado provavelmente com um jogo entre veteranos, como o dominicano Vargas e o americano Charles Byrd, da geração bicampeã brasileira e da Liga Sul-Americana e que enfrentou o San Antonio Spurs da NBA na final do McDonald´s Open, um Mundial de Clubes, tudo isso no fim dos anos 90. A respeito do parque aquático de São Januário, ressalvando não ser a área de sua vice-presidência, Lima disse que a reforma já começou, com recursos do próprio clube, e é possível que esta já possa ser reutilizada no fim deste mês de maio.



Fonte: O Globo Online