Dos 33 gols do Vasco no Estadual, 23 surgiram de jogadas de bola parada

Sexta-feira, 01/05/2015 - 09:18
comentário(s)

Jogada de bola parada. O que na maioria das equipes é um recurso guardado na manga, no Vasco do técnico Doriva é a principal arma, usada exaustivamente no Estadual, mas, ainda assim, cada vez mais forte. Dos 33 gols do time de São Januário no torneio, 23 saíram em jogadas de bola parada — 69,7% do total. Um veneno contra o qual os adversários não conseguem encontrar antídoto.

A partir de pênaltis ou faltas cobradas na direção do gol, foram dez. Os demais saíram em jogadas que tiveram início em cobranças de escanteio, falta ou lateral. Gilberto é líder em balançar redes dessa forma. Nas oito vezes em que marcou, seis ocorreram assim.

Mas ninguém no Vasco aproveita tanto as oportunidades quanto Luan. Todos os quatro gols do zagueiro foram marcados ou de pênalti ou em jogadas que começaram com cobrança de jogada de bola parada. Ao longo da semana, nos treinos fechados para a imprensa, esse foi um dos recursos treinados pelo técnico Doriva.

— A gente treina desde o começo do ano, vocês da imprensa têm acompanhado bastante. Mas agora a gente tem procurado aprimorar mais, sim — revelou o zagueiro vascaíno.

Nesta fase final do Estadual, o recurso se tornou mais importante ainda. Nas duas semifinais contra o Flamengo, o Vasco foi econômico e marcou apenas um gol, justamente de pênalti, que o garantiu na decisão.

Se no domingo o time chega à grande final com a vantagem do empate, é graças ao gol de Rafael Silva, marcado nos acréscimos do primeiro jogo, após cobrança de falta feita por Bernardo. Diante dessas estatísticas, não será surpresa se o gol do título que não vem há 11 anos sair justamente dessa forma.



Fonte: Extra Online