Doriva está a 1 empate de se tornar o 1º técnico campeão em SP e no RJ em anos seguidos

Sexta-feira, 01/05/2015 - 23:42
comentário(s)

Em quatro semanas, Doriva completará 43 anos. Apesar da pouca idade, ele quer chegar ao seu aniversário ostentando um feito que nenhum treinador brasileiro jamais conquistou. Campeão do último Campeonato Paulista pelo Ituano, ele pode ser tornar o primeiro técnico a vencer em anos consecutivos nos dois principais campeonatos estaduais do país. Para isto, basta o Vasco confirmar a vantagem estabelecida diante do Botafogo no primeiro jogo da final do Carioca, domingo passado, quando venceu por 1 a 0.

— Não será uma vitória pessoal, é uma vitória coletiva, mas é bom para todos chegar a uma final e coroar a campanha com o título. Para mim, é uma consolidação no mercado (de treinadores) importante — disse Doriva, que, no ano passado, não teve sucesso ao dirigir o Atlético-PR.

Com a experiência de quem, como jogador, teve passagem pelo futebol português, espanhol, italiano e inglês, foi campeão mundial de clubes pelo São Paulo e jogou a Copa de 1998 pela seleção brasileira, Doriva passa tranquilidade para seus comandados. Isso não significa que o treinador não está nervoso. Ele confessou estar ansioso pelo pontapé inicial.

A experiência que acumulou ao longo da carreira também o ensinou a permitir que o clima criado pela torcida seja notado pela equipe. Ele espera transformar a pressão pelos 12 anos sem título estadual em força para o seu time.

— Estamos concentrados e tenho conversas pontuais com os atletas para não ter contaminação que nos prejudique. Mas a euforia (da torcida) é bacana. Temos que canalizá-la para o lado positivo e estarmos concentrados para não perder o foco na importância da partida. Precisamos estar com o nível de concentração elevado — afirmou.

Doriva chega à véspera da final sem dúvidas na equipe, mas com um mistério em sua escalação. Com os treinos fechados, é difícil arriscar quem será o companheiro de Serginho, Guiñazú e Julio dos Santos no meio-campo. Marcinho, que começou a última partida, é candidato a ser barrado. Os outros dois concorrentes pela vaga foram os protagonistas do gol da vitória sobre o Botafogo: Bernardo, que foi responsável pela cobrança da falta no fim do jogo, e Rafael Silva, que foi quem balançou a rede do goleiro Renan.

Um dos concorrentes, Rafael Silva, foi campeão paulista com Doriva no Ituano. Além dele, o zagueiro reserva Anderson Salles também estava naquela equipe. Ambos chegaram ao Vasco antes da contratação do treinador, mas viram uma verdadeira reformulação do grupo na virada do ano. Entre os titulares, Madson, Christiano, Serginho, Julio dos Santos, Gilberto e Dagoberto foram as apostas.

— A proposta era construir uma equipe nova, com nova diretoria e novos jogadores. Isso é mérito nosso, criamos um ambiente favorável e conseguimos botar em campo uma equipe competitiva. Estamos felizes pelo resultado e confiantes de que estamos no caminho certo — completou.



Fonte: O Globo Online