Na última final entre Vasco e Botafogo, Edmundo rebolou, mas taça ficou com alvinegros

Segunda-feira, 20/04/2015 - 14:11
comentário(s)

A última final de Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco aconteceu em 1997 e, na ocasião, o clube de São Januário dançou. Liderado pelo sempre polêmico Edmundo, o time Cruz-maltino venceu o primeiro jogo da decisão naquele ano. Mas o que ficou marcado na vitória por 1 a 0 foi a rebolada do atacante na frente do zagueiro alvinegro Gonçalves. O troco veio na segunda e derradeira partida da final. O gol de Dimba garantiu que a taça fosse para General Severiano e o troco dos alvinegros. No fim do jogo, Gonçalves levou os companheiros até o lado vascaíno do Maracanã para repetir a dança debochada feita por Edmundo diante da torcida rival (veja o vídeo acima).

- Eu acho que aquilo foi um deboche, mas aquela provocação foi a melhor coisa que podia ter acontecido No dia seguinte, os botafoguenses estavam zoando os vascaínos com a rebolada. Até hoje, se você perguntar ao torcedor do clube quem ele prefere enfrentar numa final entre os times grandes, a grande maioria vai responder o Vasco - disse Gonçalves, em entrevista concedida em 2012 à TV Globo.

Para o Botafogo, não foi o único momento especial daquele campeonato. A conquista da Taça Guanabara, que não acontecia desde 1968, com gol de cabeça de Gonçalves, foi lembrada pelo zagueiro como seu momento mais marcante com a camisa do clube, na mesma entrevista, apesar de também ter sido campeão carioca em 90 e brasileiro em 95 pelo Botafogo. Ainda houve, no mesmo Carioca, um jogo que ficou marcado na memória alvinegra, a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo de Sávio e Romário atuando com uma equipe de reservas.

Em 97, Carioca foi tumultuado

A final do Carioca de 1997, porém, ficou marcada de forma negativa pelo pequeno público. Foram 16.854 pessoas no estádio, enquanto as finais de turno contaram com públicos de mais de 80 mil torcedores. Isso porque a reta final da competição naquele ano foi bastante conturbada. A decisão foi disputada somente em julho. Com quatro jogadores cedidos à seleção brasileira, o Vasco, apoiado pelo então presidente da Ferj, Eduardo Vianna, conseguiu paralisar o campeonato. O Flamengo chegou a desistir de enfrentar Americano e Vasco, perdendo os jogos por WO.

Nos últimos anos, Vasco e Botafogo disputaram decisões de turno e, em todas elas, o time de General Severiano levou a melhor. Em 2010, na disputa da Taça Guanabara, 2 a 0, gols do zagueiro Fábio Ferreira e do atacante Loco Abreu. O clube ainda seria campeão naquele ano, depois de perder o título nos três anos anteriores para o rival Flamengo, que tentava o tetracampeonato estadual. Na decisão da Taça Rio de 2012, 3 a 1 para o Botafogo, com dois gols de Loco Abreu, um de Maicossuel, e Carlos Alberto descontando para os vascaínos. Em 2013, novamente os dois decidiram a Taça Rio e de novo o Botafogo comemorou: vitória por 1 a 0, com gol de Lucas.

Fonte: GloboEsporte.com