'Foi o Flamengo x Vasco mais tranquilo que já fiz', diz comandante do Gepe

Domingo, 12/04/2015 - 21:43
comentário(s)

O clima do clássico na primeira partida das semifinais do Carioca, entre Flamengo e Vasco só esquentou dentro de campo e na saída do Maracanã. As provocações que começaram no meio do segundo tempo nas arquibancadas entre as torcidas rivais se estenderam ao entorno. A polícia precisou conter uma pequena confusão no portão 10. Apenas quatro pessoas foram presas, por incidentes leves.

Quando os ânimos entre os jogadores esquentaram, no começo do segundo tempo, a torcida do Flamengo fez uma movimentação apenas de união das organizadas e um torcedor que tentou invadir o gramado foi preso. O policiamento foi reforçado dentro do campo, mas a partida transcorreu sem incidentes.

Porém, apesar dos pequenos incidentes, o clássico foi um dos mais calmos dos últimos anos, segundo relatou o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), o tenente-coronel João Fiorentini. Mais uma vez a ausência das duas principais facções organizadas de Vasco e Flamengo foi o motivador para o clima de paz, acredita a polícia.

Com o núcleo das facções Força Jovem Vasco e Torcida Jovem Fla afastados dos estádio, e com o risco de seus integrantes serem presos caso cheguem perto de competições esportivas em dia de jogo, é o segundo clássico sem nenhuma briga de torcida na cidade (no Fla-Flu também não houve incidentes).

— É claro que os simpatizantes dessas torcidas vêm. Mas conhecemos toda a diretoria e o núcleo principal. Se eles tentarem vir serão presos. Foi o Flamengo x Vasco mais tranquilo que já fiz. Isso só prova que os problemas estão nesses indivíduos — contou Fiorentini.

A partida entre Flamengo e Vasco teve apenas quatro incidentes, todos leves. Um homem tentou arremessar um tênis e acabou caindo no gramado. Como o homem correu para perto do muro, a policia achou que era uma tentativa de invasão. Ele foi preso. Um torcedor foi condenado pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim) que fica no Maracanã, a pagar R$ 500 por quebrar uma cadeira do estádio. Se for pego fazendo de novo poderá ser preso por até 3 anos. Apenas um cambista foi preso. Um homem que portava maconha também foi detido.

Fonte: O Globo Online