Vasco volta a estádio palco onde Luizão, Luizinho, Juninho e Ramon se lesionaram atuando pelo clube

Domingo, 05/04/2015 - 14:48
comentário(s)

Após quase oito anos, o Vasco voltará ao estádio Eduardo Guinle para uma partida oficial. E o confronto contra o Friburguense, neste domingo, às 18h30, não é apenas mais um no Campeonato Carioca. Válido pela penúltima rodada da competição, o duelo pode encaminhar a vaga do Cruzmaltino na fase final da competição.

Em caso de vitória, o time de São Januário chegará aos 33 pontos e dificilmente ficará de fora das semifinais. Caso triunfe e o Fluminense não vença o Flamengo no clássico da rodada, o Vasco já carimba a vaga por antecipação.

E para chegar à classificação, os vascaínos terão que superar não só os adversários em campo, mas também a "maldição" do estádio Eduardo Guinle. Acanhado, o alçapão da serra costuma ser palco de problemas para os times da capital, em especial o Vasco.

Além do retrospecto nem sempre favorável, o Cruzmaltino cansou de ver jogadores sofrerem com lesões no local. Em um jogo pelo Estadual de 1998, nada menos do que três jogadores saíram de campo contundidos: Luizão, Ramon e Luizinho. Em 2000, o ídolo Juninho Pernambucano também se machucou de forma mais sério ao enfrentar o Friburguense na serra.

E não é só o Vasco. A fama do estádio ganhou o mundo quando Romário, em 1998, deixou o campo com a mão na coxa e viu o início de um drama que o deixaria fora da Copa do Mundo da França.

"Em alguns jogos fora do Rio [empate com Tigres e vitória no último minuto contra o Boavista], tivemos dificuldades. É ruim de segurar a bola, de tocar, ficar difícil de trabalhar. Mas temos que encarar isso", ressaltou o artilheiro vascaíno no Carioca, Gilberto.

Para superar todas as dificuldades extra campo e carimbar o sucesso dentro das quatro linhas, o técnico Doriva contará com o retorno do zagueiro Luan, um dos destaques do time no ano. Por outro lado, não terá o suspenso Guiñazu e o lesionado Dagoberto.

Do outro lado, a disputa é na parte de baixo da tabela. Há nove jogos sem vencer e amargando seu maior jejum no século, o Friburguense vem de um empate com o Volta Redonda e precisa pontuar neste domingo para se afastar da temida zona do rebaixamento. Com apenas 10 pontos, o time está a apenas três do Nova Iguaçu, primeiro time na degola.

Se não quiser chegar na última rodada (contra o Boavista, fora de casa) ameaçado de queda, o time do técnico Gérson Andreotti precisa fazer valer o mando de casa, a tradição do alçapão e surpreender o Vasco.

Fonte: UOL