Confira a íntegra da entrevista coletiva de Doriva após Vasco 1 x 1 Botafogo

Domingo, 29/03/2015 - 20:02
comentário(s)

Detalhes que fizeram a diferença. Essa é a interpretação de Doriva para os três clássicos de resultados distintos sob comando do Vasco. No primeiro deles, vitória sobre o Fluminense com gol de pênalti. Com o Flamengo, no último domingo, derrota sofrida após penalidade máxima de Guiñazu. E neste domingo, diante do Botafogo, um gol no primeiro tempo e uma bobeada no lance que o treinador tanto treina: bola parada.

Em quarto lugar com 30 pontos, empatado com Madureira e Botafogo, atrás dois pontos do Flamengo, o Vasco tem compromisso pela Copa do Brasil, no Acre, contra o Rio Branco. Doriva anunciou que vai fazer um rodízio e deve poupar alguns jogadores da desgastante viagem.

Apesar da vitória não vir, o treinador elogiou o time e o resultado. Disse que não foi "ótimo", mas foi "bom" o empate. Doriva reconheceu que a primeira e a segunda colocação ainda é possível, mas lembrou que o Vasco não luta mais com suas próprias pernas pela classificação nas primeiras colocações no Carioca - o que, consequentemente, dá vantagem nas finais.

- Temos dois jogos. Há confrontos diretos, mas temos que vencer nossos jogos, se for possível. Hoje não depende mais de nós exclusivamente, mas vamos buscar duas vitórias e torcer por tropeço para terminar em primeiro ou segundo - disse o treinador.

Sem Bernardo, que será punido pela diretoria, mas pode viajar para jogar no Acre, Doriva adiantou que Marcinho nem Emanuel Biancucchi, que será apresentado oficialmente nessa segunda-feira, não viajam para o Acre. O Vasco deve ir bastante modificado para a estreia na Copa do Brasil. Confira abaixo a íntegra da coletiva de imprensa do técnico.

EMPATE
O Botafogo veio para cima, estava perdendo, tivemos infelicidade de tomar gol de bola parada, quando eles empataram. Mas o jogo foi disputado, bem parelho. A gente treina bastante isso, somos bem firmes na parte defensiva e ofensiva de bola parada. Temos feitos gols, e hoje fomos surpreendidos, batemos tanto nessa tecla, do detalhe, principalmente em clássicos que tem que evitar. É um quesito que estamos tranquilos. Acontece na desatenção, hoje nós falhamos.

JORDI
Ele teve alguns momentos em que errou, na batida da bola para frente. É um jovem talentoso, a gente sabe que essas situações são difíceis, entrar num jogo desses, mas tem que trabalhar e vamos acompanhar a evolução. Ele fez grandes defesas, é grande goleiro. Importante que o pior não aconteceu, o gol foi normal, falha da defesa, não do goleiro.

LIDERANÇA
- É possível ainda, temos dois jogos. Há confrontos, temos que vencer nossos jogos, se for possível. Hoje não depende mais de nós exclusivamente, mas vamos buscar duas vitórias e torcer por tropeço para terminar em primeiro ou segundo.

LORRAN
A entrada do Lorran foi em função da substituição anterior, do Thalles, que é jogador de área. Apostei no volume do lado de campo com ele para que a bola chegasse na área, ele é rápido, tem força para recompor, então não ia perder isso, e íamos ganhar essa bola de lado, com Gilberto e Thalles, que tem importante presença de área.

COPA DO BRASIL
Vamos fazer um rodízio, é importante dar descanso, também para aproveitar esse jogo aproveitar e utilizar jogadores. Ainda que com time misto, vamos com tudo para esse jogo importante da Copa do Brasil, uma competição que valoriza muito.

RESULTADO NO CLÁSSICO
Foi bom, seria ruim se tivesse perdido e ótimo seria a vitória. A gente jogou para vencer, a gente sabe que os clássicos são difíceis. O Botafogo trabalhou bastante, num jogo muito parelho que se alguém tivesse feito o segundo gol venceria a partida. Mas demonstramos maturidade jogando contra times do mesmo nível. Vencemos um, perdemos um e empatamos um. Ficou claro que tivemos comportamento bom, com time competitivo, jogos mais difíceis, com nível mais elevado, não do nível do Carioca, mas de nível nacional, isso é o que teremos pela frente. Importante que tivemos atuações consistentes. No meu modo de ver, não passamos por apuros em nenhum dos três jogos. Um detalhe fez a gente vencer, empatar e perder.

SEMELHANÇAS VASCO E BOTAFOGO
São equipes que começaram do zero, nós e Botafogo, com muitas mudanças e isso pode ser que se reflita em campo, como o René disse. Mas vejo evolução no Vasco, estou feliz com o trabalho. Aquele Vasco que jogou a primeira competição em Manaus é diferente do Vasco de hoje.

GILBERTO
Fico muito feliz de ver que um jogador que contratamos com essa função de fazer gols consegue fazê-los. Quando isso acontece a gente fica satisfeito. É um jogador muito determinado, que estava fora do Brasil, mas da última vez que esteve aqui, pela Portuguesa, fez muitos gols. Tem presença de área importante, é aguerrido e tem nos ajudado e vai continuar ajudando. Ele se entrega em cada jogo.

ATUAÇÕES DE JHON CLEY E YAGO
Jhon Cley é um jogador muito forte, que hoje não conseguiu ganhar muitas vezes no confronto individual com o Giaretta. Foi uma estratégia boa do René, então o Jhon Cley teve dificuldade em jogar. Acho que muito também em questão da experiência. Se ele tira o Giaretta um pouco do centro ia criar mais dificuldade. Hoje ele teve uma atuação não muito boa, foi regular. Yago é um jogador jovem que entrou no jogo por conta da situação do Bernardo, mas esteve bem, obviamente depois cansou e optei pela entrada do Lorran, para ver se conseguia ter volume pela beirada. O Yago é destro, geralmente não usa o corredor, trás (a bola) para dentro, então coloquei um canhoto que está acostumado com a posição de atacar pela esquerda.

MADSON
É um jogador importantíssimo para nós. Tem volume de jogo muito grande de ultrapassagem e é muito bem municiado pelo Julio dos Santos. É um jogador que vai nos ajudar bastante na sequência do ano, tanto no Carioca como no Brasileiro.

BERNARDO
É uma decisão interna e ele vai ser punido pelo erro dele. Vamos dar uma nova chance a ele. A gente entende que seria muito mais fácil crucificá-lo e tirá-lo, mas entendemos que tenha que ter outra conduta. Antes desse jogo entendemos que iria jogar essa partida pelo que fez contra o Flamengo, quando entrou muito bem. No tempo em que esteve no banco, ficou evidente a evolução física dele. Obviamente que vamos ter critérios de conduta (na sequência). Vamos condicioná-lo a isso, desde que se comprometa de ter postura. Nesse caso, vai ser reintegrado e vai nos ajudar - disse o técnico do Vasco.

CARTÕES DE VOLANTES
Temos tratado dessa questao internamente, orientando e falando com eles, mas hoje corremos risco de perdê-los e optamos depois pela substituição pelo Lucas, justamente para ter um jogador livre (sem cartão), pois sabemos que é um setor que exige do atleta que está sempre em choque. Joguei nesse setor e sei como é difícil, pois às vezes se chega atrasado no lance e acaba acontecendo de levar o cartão, até pela maneira de enfrentar os confrontos individuais.

VAIAS A THALLES
Teve evolução, mas sinceramente não percebi que a torcida não gostou da sua entrada ou vaiou. Thalles é forte, deu volume importante, briga muito, mas é lógico que tem mais dificuldade quando não entra com frequência e sofre um pouco quando entra no decorrer dos jogos.

SEM MEIAS NO BANCO
Foi uma opção minha. Tinha só o Índio, um jogador que confio, mas estamos monitorando para saber o momento dele. Vai nos ajudar, é garoto e tem potencial, mostra isso nos treinos. Temos que saber o momento certo de colocá-lo.

EMANUEL BIANCUCCHI E MARCINHO NO ACRE
Emanuel não vai ainda, está algum tempo parada, está treinando, voltando à melhor forma física, mas ainda não está pronto. Ele evoluindo, vamos utilizá-lo sim. O Marcinho ainda não vai também não. Está sem dores já, começando a trabalhar fisicamente, mas vai voltar no momento certo.

Fonte: GloboEsporte.com