Doriva critica expulsões e cita descontrole emocional dos jogadores

Sábado, 28/03/2015 - 11:26
comentário(s)

Nas últimas duas partidas, contra Flamengo e Boavista, pelo Carioca, o Vasco teve três expulsões: Bernardo e Guiñazu, envolvidos em confusão no clássico contra o Flamengo, e Montoya, diante do Boavista. Os cartões vermelhos geraram reclamação de Doriva, que os considera inadmissíveis. A ideia é evitar novos descontroles emocionais, a partir do jogo com o Botafogo, domingo, no Maracanã.

Bernardo e Guiñazu foram punidos pela arbitragem da briga que sucedeu falta cometida por Paulinho. Montoya, por puxar a camisa de Erik Flores, do Boavista, e receber o segundo amarelo da partida.

- É inadmissível você perder jogadores por conta desses descontroles emocionais, que acabam prejudicando o trabalho. Nós orientamos, conversamos, mostramos o erro, não só para ele, mas para todo mundo. Principalmente, fazemos isso de maneira antecipada. Sabemos que esses jogos, principalmente os clássicos, são mais nervosos. Temos que manter o equilíbrio. Uma expulsão dessa prejudica o trabalho da equipe. Temos que estar focados, com o nível de concentração elevado. Disputar as jogadas, mas não se descontrolar - alertou Doriva.

O caso de Guiñazu é tratado à parte. Perguntado se o capitão foi repreendido de alguma maneira pela atitude no jogo contra o Flamengo - além do pênalti, acabou se descontrolando na confusão -, Doriva negou. O treinador admitiu que o argentino tem um ritmo "alucinante" e que a voluntariedade do volante é benéfica para a equipe, mas frisou que a prudência é necessária em certos momentos.

- Repreendido, não. Temos conversas pontuais, mas o Guiñazu é um jogador experiente, voluntarioso e, com certeza, ele acaba influenciando os demais no campo. E isso é muito importante. Mas em alguns momentos, tem que ter a prudência. É difícil mudá-lo agora. Isso está dentro do caráter dele como atleta. Ele trabalha o tempo todo em um ritmo alucinante. Acaba tomando cartões. É lógico que ele também tenta dosar isso para que fique no campo o máximo possível - explicou.

Apesar da análise sobre o estilo de Guiñazu, Doriva acha difícil fazê-lo mudar a postura em campo, até pelo fato de o argentino ser um veterano - completará 37 anos em agosto. No entanto, o treinador não acha que isso seja um ponto negativo.

- Acho muito difícil fazê-lo trabalhar de uma outra maneira. Se ele chegou até aqui sendo um grande jogador e fazendo uma carreira bonita como a dele, é por mérito próprio - finalizou.

O próximo compromisso do Vasco é domingo, no Maracanã, contra o Botafogo. A partida, válida pela 13ª rodada do Campeonato Carioca, será realizada às 16h (de Brasília). O Alvinegro é líder, com 29 pontos, seguido de Flamengo e Vasco, ambos com a mesma pontuação.

Fonte: GloboEsporte.com