Vasco tem 20 vitórias de vantagem sobre o Fluminense em confrontos nos últimos 20 anos

Domingo, 22/02/2015 - 13:41
comentário(s)

O clássico entre Fluminense e Vasco é recheado de história e tem o tempero bem conhecido da rivalidade. No duelo deste domingo, às 18h30, no Engenhão, a promessa é de mais um duelo cercado de emoções. Os vascaínos têm tido mais motivos para sorrir depois dos confrontos, já que nos últimos 20 anos têm um saldo de 20 vitórias sobre o rival - foram 33 vitórias cruz-maltinas, 32 empates e apenas 13 vitórias tricolores. A vantagem é a maior entre os clássicos cariocas. O levantamento é do site "Futdados".

A supremacia recente do Vasco chega à igualdade com o Flu quando o assunto é o histórico geral dos duelos na história do Carioca, de 1923 até 2014. Neste caso, foram 75 vitórias para cada lado e 62 empates. O Flu leva vantagem nos gols marcados - 296 contra 289. A última partida ocorreu e 30 de março de 2014: 1 a 0 para o Vasco, gol de Edmilson, pela semifinal do estadual.

O técnico Cristóvão Borges minimizou os números e disse que não os usa como forma de motivar seus jogadores. Para ele, o duelo já tem ingredientes suficientes.

- Eu não levo isso para o grupo. Já existe uma rivalidade, e o clássico por si só já motiva muito. Todos sabem a importância de uma vitória nesse jogo - afirmou o comandante tricolor.

Doriva, que chegou ao Vasco neste início de temporada, vai para o seu primeiro clássico carioca. Ele, claro, espera aumentar essa supremacia cruz-maltina para recolocar a equipe no G-4.

- Este clássico tem uma repercussão grande, tanto positiva quanto negativa. Todos sabemos que é um jogo importante, que tem peso grande. Uma vitória que moraliza, que dá confiança, que tranquiliza - disse o técnico vascaíno.

Nos 20 anos, a supremacia foi do Vasco, mas na década de 80 o Tricolor deu muito trabalho, em com vitórias marcantes, como a do Brasileiro de 84 e o Carioca de 80.

Fonte: GloboEsporte.com