Empresário leiloa medalha de campeão da Copa do Brasil 2011 para ajudar no tratamento de pequeno vascaíno

Domingo, 08/02/2015 - 16:14
comentário(s)

Uma medalha de ouro uniu os caminhos de João Pedro, de 7 anos, morador de Realengo, e Luiz Elias, de 59, brasileiro que vive em Baltimore (EUA). O menino precisa de ajuda. O empresário tem vontade de ajudar. Dos anseios complementares nasceu uma amizade, que tem o amor ao Vasco como pano de fundo. Até amanhã, quem quiser pode participar do leilão de uma medalha da conquista da Copa do Brasil de 2011, último título festejado pelo Cruz-maltino. A relíquia, de valor inestimável para tantos torcedores, pertence a Luiz. O valor arrecadado será destinado ao tratamento de João Pedro, que luta contra uma leucodistrofia do tipo Pelizaeus Merzbacher, grave doença degenerativa sem cura.

A medalha foi um presente dado pelo clube ao empresário, mais conhecido como Barata, depois que ele passou mal no Couto Pereira, durante a decisão contra o Coritiba.

— Vim dos EUA só para ver a final, mas perdi o jogo. Passei a noite no hospital, internado. Estava hospedado no mesmo hotel que a delegação e, por tudo que aconteceu, eles me presentearam com uma medalha de campeão — conta Luiz Elias, criado em Copacabana e desde 1988 vivendo fora do país.

A lembrança esteve guardada com carinho até que ele ouviu num programa de rádio a história do também vascaíno João Pedro. Foi a senha para que Barata entrasse em contato com a emissora e oferecesse a medalha para leilão, em benefício do tratamento do garoto.

— Quando soube, fiquei se lembra Nínive Ferreira, mãe de João: — De início, pensei: “esse cara é muito louco”. Eu sabia que a medalha tinha um peso muito grande. Começamos a nos falar e ele se comprometeu a vir ao Brasil para nos trazê-la.

Do gesto de solidariedade para a amizade entre o benfeitor e a família do menino, foi um pulo. Juntos, eles esperam o resultado do leilão. Em meio à dúvida sobre quanto será arrecadado, há a certeza de que o laço será eterno. A medalha que simboliza o título é também a medalha que dá esperança.

Como fazer para participar do leilão

A história de amor entre João Pedro e Vasco contraria a lógica. O menino é de uma família de rubro-negros. Foi o padrinho quem apresentou o Gigante da Colina ao menino, que ao dizer “Vaco” e se recusar a vestir a camisa do rival, fincou posição em casa.

— Não adianta. Ele adora futebol. Quando vê um jogo, qualquer um, diz que foi gol do Vasco. Quando tentaram colocar uma camisa do Flamengo nele, ele reclamou — lembra a mãe.

Por meio de um amigo da família, o menino conheceu os jogadores no ano passado e foi presenteado com uma chuteira do atacante Kleber. Entrou em campo com o time na Série B e caiu nas graças da equipe.

Para participar do leilão da medalha em benefício de João Pedro, o torcedor tem que contatar a equipe do programa de rádio web “Caldeirão vascaíno”, pelo Facebook ou por telefone (2233-8822), enquanto ele estiver no ar, a partir das 17h de amanhã.



Fonte: Extra Online