Confira entrevista com o vascaíno Julio César Cardoso, criador do site 'Ensina Romário'

Segunda-feira, 09/02/2015 - 04:43
comentário(s)

O farto cardápio de futebol na televisão, com tudo quanto é campeonato transmitido pelos canais esportivos na TV paga, só aumenta a exposição das grandes jogadas, só que na mesma medida escancara os “gols feitos” perdidos, não só por jogadores ruins , mas também por craques consagrados. Cenário ideal para todo o sucesso do divertido “Ensina, Romário”, site que confronta a imagem de um gol atual desperdiçado a outra, resgatando lance similar do Baixinho indo às redes, e, dentro da brincadeira, “ensinando” como deveria ter sido a conclusão da jogada para que terminasse em gol. Para falar sobre a iniciativa, o TV Esporte Blog convidou o seu criador, Júlio César Cardoso, economista catarinense que também é dono do FutDados, site de estatísticas futebolísticas. “É uma brincadeira e até uma homenagem”, explica ele, fã do letal centroavante.

A seguir, os principais trechos da entrevista:

Como nasceu a ideia do site “Ensina, Romário”?

A ideia começou meio que de brincadeira. Por ser um grande fã de Romário, de vez em quando eu me pegava falando “ah, essa aí o Romário não perdia” ou “essa aí o Romário faria até hoje, quase com 50 anos”. Aí um dia falei brincando: “dá pra fazer um tumblr só com gols que os caras perdem e o Romário teria feito”.

A partir daí, a ideia amadureceu. Tenho um DVD em casa com quase todos os gols do Romário e então separei os gols de acordo com cada clube que ele defendeu, e passei a usá-los conforme as chances são desperdiçadas por jogadores atuais. Aí comecei e divulgar via Twitter e Facebook e a ideia andou.

Atualmente, o cardápio de futebol nacional e internacional na televisão é bem farto. Isso deve ajudar bem a produzir o material.

Sem dúvidas. Isso é um fator determinante. Com tantas opções de jogos transmitidos, em alta qualidade de imagem, e com tanta gente acompanhando, fica fácil encontrar chances de gols desperdiçadas.

E telespectadores seguidores do perfil nas redes sociais auxiliam sugerindo gols perdidos que viram na TV.

Isso, os amigos no Twitter sugerem lances de jogos que eles estão assistindo. Isso, claro, é decisivo. Gosto de futebol, mas não dá pra acompanhar tudo.

Como é em sua casa, com a família, amigos. Pessoal vê um gol perdido na televisão e já cobra na hora para que ele entre no “Ensina, Romário”?

Isso acontece, sim, especialmente entre amigos que acompanham o site e que gostam mais de futebol, claro. Como tenho amigos que torcem para vários clubes diferentes, cada um tende a prestar mais atenção no seu time e, naturalmente, sugerir lances deles.

Já aconteceu de jogador ou torcedor reclamar da brincadeira com determinado gol perdido?

De jogador, nunca, mas nas pouquíssimas vezes que reclamaram havia um padrão: torcedor muito fã do cara que perdeu o gol. Acontece mais entre apreciadores de Messi e Cristiano Ronaldo, já que há uma espécie de rivalidade meio boba, especialmente entre torcedores mais jovens. Mas é muito raro. Quase todo mundo entende que basicamente é uma brincadeira e até uma homenagem.

Romário é seu maior ídolo no futebol?

Eu, como vascaíno nascido em 1985, tive a sorte de ver muitos craques atuando pelo meu time, especialmente na década de 90. Como ídolos vascaínos, posso dizer que Romário, Juninho e Edmundo estão no mesmo nível. Mas como ídolo do futebol como um todo, independente do que fez atuando só pelo meu time, Romário foi o maior.

Você teve a oportunidade de se encontrar com o ex-jogador, hoje político. Como aconteceu?

Foi no ano passado, numa ocasião em que tudo deu muito certo. Havia acabado de completar sete anos do milésimo gol de Romário (20 de maio de 2007), e ele tinha acabado de conhecer o site, via indicações pela internet. Quando ele fez uma postagem no Instagram sobre o “milésimo”, também indicou o “Ensina, Romário”. A partir dali, muita gente passou a acompanhar.

Semanas depois, calhou de Romário ter um jogo beneficente em Florianópolis, que teve também a participação de outros jogadores e de um vereador daqui. Para dar mais sorte ainda, meu irmão conhecia o assessor do vereador e falou com ele, para que eu pudesse estar na coletiva antes do evento. No fim da entrevista, Romário deu atenção a todo o público, tirou fotos etc. e foi nessa hora que falei com ele, me apresentei como o criador do site e tal. Romário foi muito atencioso, agradeceu pela homenagem e me cumprimentou. Foi legal.

Por mais fã que seja do Baixinho, você deve ter uma organização boa para poder achar os gols de Romário similares aos perdidos atuais. Não deve contar só com a memória.

A memória ajuda em boa parte, mas de duas formas diferentes: a primeira, por eu ter viva a lembrança do gol, do jogo. A outra maneira, que passou a acontecer com o tempo, é pela maior familiaridade com determinado gol em trechos específicos, consequência de tanto vasculhar em busca de vídeos dos gols.

Por exemplo: se for um gol perdido em jogada de velocidade, faz mais sentido eu buscar logo nos vídeos do começo da carreira, na primeira metade; se for outro tipo de finalização, que não exija grandes arrancadas, fica mais fácil. Basta procurar em qualquer um dos trechos (os vídeos são divididos de acordo com cada camisa vestida por Romário). Em alguns casos, claro, é preciso deixar o vídeo sendo reproduzido até que surja um lance similar.

O número de acessos ao “Ensina, Romário”deve render financeiramente para você. Aconteceu ou era algo que já projetava no início?

Rende algo, sim, mas não é grande coisa. É necessário um volume de acessos gigantesco para ganhar um bom dinheiro com essas coisas. Nunca havia pensado nisso de forma mais séria. Começou como uma brincadeira, que acabou crescendo graças à boa repercussão e, especialmente, por ter sido divulgada pelo próprio Romário. Somando contas de Twitter, Instagram e Facebook, são milhões de seguidores. Ainda assim, não gera grande resultado financeiro. Até aqui, vale mais pela brincadeira e pela homenagem, mesmo.

Você imagina o seu “Ensina, Romário” na televisão? Alguma emissora já te procurou propondo um quadro, um formato para a TV?

Nunca pensei a fundo sobre isso, sinceramente. Não tenho ideia de como essas coisas funcionam. Também tenho dúvidas sobre burocracias como direitos de transmissão/autorais em relação aos gols de hoje em dia. Algumas organizações, como FIFA e Premier League, são bem atentas à publicação de vídeos que tenham conteúdos deles, por exemplo. Mas nunca surgiu nada em relação a isso.

Qual o gol perdido homenageado pelo “Ensina, Romário” que mais deu satisfação em “produzir”? E qual o preferido dos internautas, o mais acessado?

Até hoje, já foram quase 400 postagens de gols perdidos. É difícil escolher um, pela memória, mas a época mais legal foi a da Copa do Mundo, por um motivo: durante o Mundial, todos os olhos estão voltados pro evento. Mesmo quem gosta pouco de futebol acaba assistindo. Dessa forma, quando surgia um lance a ser publicado, o gol perdido estava muito fresco na memória de muita gente. Isso ajudou bastante no crescimento de audiência do site. A Copa do Mundo foi fundamental. Muita gente passou a acompanhar o site a partir daquele momento.

Quanto aos preferidos dos internautas, não tenho dúvidas: são os vídeos que envolvem as maiores e mais midiáticas estrelas do futebol internacional. Se tiver Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Ibrahimovic, é garantia de bons acessos, curtidas etc.




Fonte: Blog TV Esporte Blog - Yahoo