Ex-base do Vasco, Fernando Baiano, que revelou ser 'gato', descarta aposentadoria e busca clube

Segunda-feira, 26/01/2015 - 13:33
comentário(s)

Apontado como uma das principais promessas da base do Inter nos últimos dois anos, Fernando Baiano viu sua carreira promissora ruir ao se assumir como "gato" - gíria do futebol para os atletas que adulteram a idade - em novembro de 2014. Primeiro, admitiu à diretoria do clube que se chamava Fábio e tinha 24 anos, em vez dos ditos 19 anos de Fernando Amorim da Conceição, identidade que utilizava e que, na verdade, pertence a seu irmão. Depois, pediu demissão. Acabou com o contrato rescindido, mas segue longe de dar adeus ao sonho de se tornar atleta profissional.

O jogador deixou Porto Alegre para retornar a sua São Gonçalo dos Campos, cidade próxima a Feira de Santana, na Bahia. Na terra natal, segue uma rotina de treinamentos para manter a forma física enquanto espera uma definição.

O futuro não chega a preocupar o agente do atleta, Clever Desiderio. Evasivo ao tratar do assunto, o empresário evita dar pistas sobre o destino de Baiano, mas o vê cobiçado no mercado.

- Não há nenhuma novidade sobre a carreira dele, mas é óbvio (que vai seguir atuando). O que mais tem é oportunidade surgindo para ele - afirma ao GloboEsporte.com o empresário durante viagem a negócios no Japão.

Fernando Baiano chegou ao clube em 2009, após se destacar na base do Vasco. Lapidado como "joia" do clube, conquistou a Copa Nike em 2010 e a Copa Rio Preto Sub-17 em 2011, quando chegou ao Lyon da França. Permanesceu por cinco meses na Europa, mas não assinou por causa da idade e acabou, então, por retornar ao Brasil e ao Inter na mesma temporada.

O meia chamou a atenção ainda no início de 2012. À época, Dorival Júnior era o técnico do time e o chamou para participar de um treinamento. Ao término da temporada, o GloboEsporte.com o apontou como a joia do clube para 2013.

Em 2014, chegou a disputar dois jogos pelo Gauchão. O time iniciou o estadual com o sub-23 de Clemer. Na vitória por 2 a 0 sobre o São Luiz, entrou no segundo tempo e, no triunfo por 2 a 1 em cima do Novo Hamburgo, iniciou como titular.

Fonte: GloboEsporte.com