Após diminuição das dimensões para a Copa do Mundo, campo de São Januário volta aos padrões antigos

Sexta-feira, 16/01/2015 - 22:29
comentário(s)

O dia a dia tem sido de muito trabalho no gramado de São Januário, com maquinário moderno, irrigação constante e outros serviços para que a bola role bonito em 2015. Engenheiro agrônomo responsável pela manutenção do campo, Frederico Onttino, em entrevista ao Site Oficial do Vasco nesta sexta-feira (18/01), falou um pouco sobre os procedimentos utilizados para que o estádio conte com um piso perfeito.

– Todo final e início de ano, o gramado sofre um serviço que chamamos de revitalização. São práticas que envolvem verticalização, aeração e cobertura de areia, basicamente, além de um corte baixo, para que haja renovação da grama, com objetivo de passar um ano em boas condições. Fizemos estes procedimentos no fim do ano, a partir do término da temporada, que é no mesmo período de descanso dos jogadores. O certo é ter um tempo necessário para o serviço e outro para recuperação do gramado – contou Frederico, acrescentando algumas ações de seu trabalho:

– Além dos serviços de revitalizações que foram feitos, também estamos trabalhando as práticas de rotina, de adubações nas formas líquida e sólida, além de manutenção com cortes e controle de pragas. Apesar do forte calor no Rio de Janeiro, o Vasco e nossa empresa estão trabalhando incessantemente para manter o gramado em boas condições para o Campeonato Carioca e o restante da temporada.

Por determinação do presidente Eurico Miranda, as dimensões do gramado de São Januário voltarão às medidas anteriores à da reforma para a Copa do Mundo. Devido a exigências da Fifa, o campo teve de diminuir a área para o padrão adotado pela entidade, que é de 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura. Anteriormente, o gramado tinha 110 por 75 e agora voltará a esta dimensão. Durante o último mundial, o Vasco recebeu as seleções do Equador, Argentina, Uruguai, Colômbia e Alemanha, que realizaram treinamentos em São Januário.

– Houve a variação de medidas que eram de 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura. Agora, com a solicitação do Vasco, aumentará de 75 por 110. Estamos trocando as balizas e temos de melhorar as áreas que estavam fora das quatro linhas. Estamos providenciando o replantio destas áreas o mais rápido possível, numa espécie de pequena obra – encerrou o engenheiro.




Fonte: Site oficial do Vasco