Técnicos de Macaé e Friburguense elogiam volante Lucas, contratado pelo Vasco

Sexta-feira, 02/01/2015 - 10:25
comentário(s)

A qualidade descrita como rara contrasta com o nome para lá de comum: Lucas, um dos novos reforços do Vasco da Gama para a temporada 2015, fez por onde merecer sua primeira chance em um clube de grande porte. Aos 26 anos de idade, o volante que pertence ao Friburguense vai defender apenas sua quarta equipe na carreira - foi emprestado duas vezes ao Macaé e uma ao Sampaio Corrêa-RJ antes de se aventurar no Gigante da Colina. Dois dos treinadores mais significativos na vida do atleta trataram, então, de apresentar as credenciais de Lucas à torcida vascaína. Sua apresentação oficial acontece nesta sexta-feira.

Gerson Andreotti, técnico do Friburguense que trabalha com o jogador há cerca de dois anos; e Josué Teixeira, comandante do Macaé campeão da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano; convergem em um ponto: Lucas é só elogios, sem ressalvas. A começar por ser canhoto, habilidade naturalmente menos comum.

- O Lucas é um volante canhoto que ninguém tem. Se você olhar nos quatro grandes do Rio, não tem volante canhoto. E você tendo um volante canhoto, você organiza o time. O Lucas é um jogador raro. Ele é um jogador experiente, sabe chegar na área, sabe finalizar. E é macho. Jogador tem que ser macho, jogador tem que fazer a decisão sabendo que é uma decisão e não só mais um jogo - disse Josué.

No Friburguense, Lucas é titular desde que se tornou profissional. Nesse período, disputou sete Campeonatos Cariocas e também participou da conquista do vice-campeonato da Copa Rio de 2011. Em 2013 e 2014, respectivamente - anos em que foi emprestado ao Macaé para a disputa da Série C -, ele atuou em 19 e 14 jogos pela competição nacional. Em ambas as vezes, marcou dois gols.

Além do talento natural, Gerson Andreotti prefere destacar a aplicação tática de uma das suas principais peças nos últimos anos.

- Tecnicamente, o Lucas é um primeiro e um segundo volante. O que eu admiro no Lucas é a leitura do jogo dele. Além da parta física boa, a leitura é muito bom, ele assimila as coisas bem taticamente. Ele tem compactação, marcação, o Lucas tem todos esses requisitos para despontar no Vasco. O Brasil estão tão carente de atletas em um nível bom - acredita o comandante do Frizão.

TAMBÉM SABE FAZER GOLS

Volante de natureza, Lucas também chama a atenção por aparecer com frequência no ataque. No Friburguense, as subidas acabavam sendo menos comuns, já que ele tinha Marcelo e Jorge Luiz como companheiros, dois jogadores de armação. No Macaé, no entanto, Lucas acabou se destacando nas equipes dirigidas por Junior Lopes e Josué Teixeira (que chegou no decorrer da competição) por ser um homem surpresa no ataque.

Os dois únicos gols marcados por ele em 2014 mostram com fidelidade essa característica. O primeiro, contra o Caxias, Lucas surge no meio da área, mata no peito e empurra a bola com categoria no canto. No segundo, ele aparece próximo a marca do pênalti para bater de primeira, de peito de pé, e ajudar a golear o CRB nas semifinais da Série C.




Fonte: GloboEsporte.com