Eurico falou sobre perfil do treinador, futebol ofensivo e clássicos contra o Urubu na coletiva de Doriva

Terça-feira, 16/12/2014 - 09:53
comentário(s)

Depois de anunciar Marquinhos Santos e, no dia seguinte, receber o não do técnico, o Vasco apresentou, nesta segunda-feira, seu novo treinador: Doriva. A coletiva foi marcada por várias interferências do presidente do clube, Eurico Miranda, que interrompeu respostas do técnico e tentou determinar que perguntas deveriam ser feitas pelos jornalistas.

Numa dessas interferências, o dirigente, sentado ao lado do treinador, avisou que o time vai jogar para a frente em 2015, antes mesmo que Doriva pudesse falar quando foi questionado sobre sua experiência à frente do Ituano, campeão paulista de 2013 com forte esquema defensivo e tendo sofrido apenas 11 gols. Com sorriso constrangido a cada interferência, o técnico - que se referiu ao presidente como "seu" Eurico - tratou de não se meter em polêmicas logo no primeiro contato com o clube e passou confiança diante do novo desafio na carreira.

- Ele vem para colocar o Vasco para jogar para a frente. O estilo vai ser esse. Esse negócio de 8-3-1, 9-2-1, com certeza não vai acontecer. É um pedido meu. Ele arma o time como quiser, desde que o Vasco jogue para frente - decretou o presidente.

Eurico justificou:

- A gente não pode jogar o futebol brasileiro dando um só chute a gol em 90 minutos. O futebol se resume a uma coisa chamada gol, e se não chutar a gol o resultado não vai sair.

Na primeira interrupção, Eurico pediu que os jornalistas não falassem sobre o passado, mas sim sobre o futuro. O dirigente voltou a interromper quando o técnico foi perguntado sobre o clássico diante do maior rival, o Flamengo:

- Ele não precisa responder isso. Ele já sabe que ganhar do Flamengo é como ganhar um campeonato, é um campeonato à parte - determinou Eurico, sem deixar que Doriva se manifestasse naquele instante.

Em outro momento, Eurico afirmou, sobre Doriva, jovem treinador de 42 anos:

- Ele tem o perfil do Vasco, não foi escolhido por acaso, não foi escolhido porque não tinha mais ninguém, não. Ele tem perfil vencedor, jovem. Você acha que o treinador com mais idade tem mais disposição de quando tinha 20, 30 anos a menos? Eu tenho uma porção de ransos, e os treinadores mais velhos também. De velho já basta eu para a presidência.

Antes de apresentar Doriva e exibir uma camisa com o nome do técnico, Eurico disse que espera contar com o treinador até o fim de seu mandato, que termina em 2017.

Numa das poucas vezes em que Eurico não interrompeu, Doriva falou sobre a emoção de dirigir o Vasco:

- Com certeza, é uma grande oportunidade trabalhar num clube com a tradição do Vasco, com milhões de torcedores, buscar a consolidação do meu trabalho. Estou muito feliz, muito confiante. A gente gosta de jogar um futebol alegre, envolvente. tivemos êxito no futebol paulista e quero repetir esse êxito numa grande equipe como o Vasco.

O novo técnico do time da Colina promete arregaçar as mangas para recolocar o time - que não vence o Estadual desde 2003 - no caminho das vitórias:

- É maravilhoso saber que estou vindo para uma família. Minha resposta vai ser com muito trabalho, afinco e determinação. E colocar o Vasco nos lugares de destaque que ele merece. Da minha parte, vou fazer o possível para continuar aqui até o fim do mandato do seu Eurico.

TRAJETÓRIA

Ex-volante revelado pelo São Paulo no início da década de 1990, Doriva foi titular no time campeão da Copa Libertadores de 1993. Também pelo time são-paulino, conquistou títulos como a Recopa Sul-Americana em 1993 e 1994. Como jogador, também atuou no Atlético-MG, Sampdoria, Celta de Vigo e Middlesbrough, entre outros clubes, e encerrou a carreira em 2007, no Mirassol. Em 1998, disputou a Copa do Mundo, na França.

Como treinador, depois de debutar dirigindo o Ituano, dirigiu o Atlético-PR por apenas oito jogos na Série A deste ano. Na ocasião, somou três vitórias, dois empates e três derrotas. Anunciado semana passada pelo Botafogo de Ribeirão Preto, abriu mão do convite e foi para São Januário.

Fonte: O Globo Online