Eurico quer revitalizar alojamento das categorias de base e Colégio Vasco da Gama

Sexta-feira, 05/12/2014 - 09:26
comentário(s)

Uma das prioridades de Eurico Miranda será revitalizar as categorias de base e o colégio Vasco da Gama, destinado aos estudos dos jovens. O desafio, porém, está longe de ser dos mais fáceis, já que ambos os setores se encontram em situação precária e têm sido alvo de denúncias dos próprios atletas.

Recentemente, jogadores reclamaram das condições oferecidas pelo cruzmaltino. O atacante dos juniores Lucas Choco, por exemplo, chegou a desabafar em sua rede social e afirmou que tinha que arcar com as despesas do tratamento de sua lesão.

"...Para se ter uma ideia, remédios, exames, entre outras coisas, tudo tive que tirar do meu próprio bolso", disse em um dos trechos de sua postagem, posteriormente apagada.

Criado em 2004 pelo próprio Eurico Miranda, o colégio Vasco da Gama também está longe de viver seus melhores dias. Com dificuldades estruturais, a escola sofreu demissões em massa nos últimos anos e tem atendido apenas uma pequena parcela dos atletas. A grande maioria recorre às redes estaduais.

O alojamento de São Januário é outro que está em condições de precariedade. Uma vistoria da nova diretoria já foi feita e há a promessa de que uma reforma acontecerá. Eurico deseja que os atletas voltem a dormir e a estudar no clube, por conta disso, o contrato com o centro de treinamento de Itaguaí, que encerra no fim deste mês, não será renovado, e toda a base treinará e ficará hospedada no estádio num primeiro momento, embora outros locais já estejam sendo estudados para as atividades dos juniores e juvenis.

Na gestão de Roberto Dinamite, uma obra foi iniciada com o nome de "Pousada do Almirante", que tinha como intuito abrigar os jovens, no entanto, ela nunca foi concluída.

Apesar de se desligar do CT de Itaguaí, o Vasco continuará ligado indiretamente a ele, já que há uma confissão de dívida, num valor superior a R$ 1,5 milhão, assinada para o proprietário do terreno, o empresário Pedrinho Vicençote.

A administração de Eurico Miranda tem registrado com fotos e vídeos as condições que encontraram no clube e prometem fazer um "antes e depois" com as mudanças que pretendem realizar.

No que se refere ao corpo técnico da base, alterações já acontecem. Mauro Galvão, por exemplo, deixou o cargo de coordenador da categoria e dará lugar a Isaías Tinoco, que assume o posto com a nomenclatura de gerente de futebol amador. O dirigente será apresentado em coletiva nesta sexta-feira, às 15h, em São Januário, ao lado do novo gerente do futebol profissional, Paulo Angioni.

Colégio já formou estrelas do futebol europeu

Xodó de Eurico Miranda, o colégio Vasco da Gama já formou jogadores que hoje brilham no futebol europeu, casos do meia Phillippe Coutinho, do Liverpool (ING), e do atacante Alex Teixeira, do Shaktar Donestsk (UCR).

Do elenco atual, nove atletas se formaram ou estudaram em algum momento na escola. São eles o goleiro Jordi, os zagueiros Luan e Jomar, os laterais Henrique e Lorran, o meia Jhon Cley e os atacantes Thalles, Marquinhos e Yago.

Fonte: UOL