Atacante Patric, ex-Vasco, leva Gamba Osaka-JAP da zona de rebaixamento ao jogo do título

Segunda-feira, 01/12/2014 - 19:09
comentário(s)

O Gamba Osaka está inserido no grupo das equipes que mais aproveitaram a pausa para a Copa do Mundo. Até a 14ª rodada, o clube figurava na zona de rebaixamento do Campeonato Japonês, com 15 pontos, numa campanha de quatro vitórias, três empates e sete derrotas. A diretoria se movimentou, apresentou o brasileiro Anderson Patric, figura conhecida de outras temporadas no futebol do Japão, e após a conquista da Alemanha no mundial, mudou o rumo na temporada. Desde então, foram 15 vitórias, dois empates e duas derrotas, um crescimento tão grande que levou o time ao primeiro lugar, dependendo apenas das próprias forças para conquistar o título na última rodada.

Coincidência ou não, Patric foi a única mudança do treinador Kenta Hasegawa. Adaptado ao futebol do Oriente, o atacante marcou nove gols, se tornou o artilheiro da equipe na competição e ganhou os holofotes no país, mas fez questão de dividir os méritos com os companheiros.

- Eu já estava adaptado ao futebol japonês. Cheguei com o clube na zona de rebaixamento, tive que chegar para resolver, já chegar jogando e ir bem, ser uma peça diferente no elenco. Comecei a mostrar meu potencial nos amistosos, fazendo gols, ganhei confiança com a comissão técnica, entrei rápido no esquema do time. Quando vi a equipe treinar eu pensei que não era para estar em uma situação ruim. Dois jogadores de seleção, muito bons. Muitos disseram que melhorou com a minha chegada, inclusive o treinador, mas eu procuro falar que complementei, trabalhei junto com o elenco. Fui apenas a peça que deu um encaixe certo.

Aos 27 anos, Patric começou a carreira no Amapá, seguiu para o Paysandu e defendeu a camisa do Santa Cruz. Mas foi no Vasco da Gama a principal chance da carreira no Brasil. A passagem foi discreta, mas proveitosa na visão do atacante.

- Eu realizei um sonho de ter jogado no Vasco. Tive uma passagem com poucas oportunidades. Em 2010 e 2011, joguei alguns jogos da Sul-Americana, no Brasileiro, mas Elton e Alecsandro estavam bem. Foi uma experiência muito boa, me ajudou muito. Passei pelo Salgueiro, que comprou o meu passe e estou vinculado até hoje, estou por aqui por empréstimo.

A arrancada no campeonato nacional ainda impulsionou o Gamba Osaka nas duas outras competições do Japão. A equipe foi campeã da Copa Nabisco, com Anderson Patric escolhido como melhor jogador, e está na final da Copa do Imperador contra o Montedio Yamagata. A expectativa do brasileiro é grande, mas a motivação ainda maior.

- Ansiedade a gente tem, até porque nosso time estava na zona do rebaixamento, já conquistamos a Copa Nabisco, dependemos só de nós para conquistar o Japonês. Temos que vencer o Tokushima, apesar de eles já estarem rebaixados, vai ser um jogo muito difícil, mas estamos muito focados. Além do mais ainda estamos na final da Copa do Imperador, ou seja, temos chances de ganhar três títulos esse ano.

Anderson Patric volta ao Japão e participa da arrancada rumo ao título do Japonês



Fonte: GloboEsporte.com