Confira a íntegra da entrevista coletiva de Joel Santana após Avaí 1 x 0 Vasco

Sábado, 29/11/2014 - 19:57
comentário(s)

O futuro... a Eurico pertence. O técnico Joel Santana passou a bola para o novo presidente, seu velho conhecido, e evitou comentar as chances de continuidade em São Januário. Nem por isso, porém, o treinador do Vasco, que conquistou acesso para a Série A com uma rodada de antecedência, deixou de projetar o futuro. O técnico encheu a bola dos cinco garotos formados no clube que foram titulares na derrota por 1 a 0 para o Avaí, no estádio da Ressacada, e só lamentou o gol sofrido no primeiro tempo. Para Joel, a partida em Florianópolis foi a melhor da equipe sob seu comando em jogos fora de casa.

O Vasco termina o seu segundo Brasileiro da Série B com 63 pontos, a sete pontos do campeão Joinville, com uma campanha irregular. Ou melhor, regular apenas nos empates: foram 15 em toda a competição, uma a menos que o número de vitórias. A derrota deste sábado foi a sétima vascaína no Brasileiro. Mas nada disso importa. Pelo menos é o que pensa Joel.

- Claro que queria atuação de gala, claro que queria estar classificado com duas, três rodadas de antecedência, mas cumprimos nossa missão. O torcedor não está magoado de ontem, isso vem desde o ano passado. A torcida nos apoiou, sentiu confiança, sentiu segurança. Não foi a cereja do bolo, mas era o que precisávamos - disse Joel.

Sobre o futuro, o técnico, que completa 65 anos no próximo dia 25 de dezembro, foi evasivo e ao mesmo tempo se mostrou esperançoso. Apesar disso, é difícil a permanência de Joel no cargo de treinador vascaíno para 2015. Ele até lembrou que, desta vez também, veio para o Vasco por indicação de Eurico, mas passou a bola para o presidente que toma posse na próxima terça.

- Não quero falar muito disso, porque ele (Eurico) nem assumiu ainda. Ele vai decidir o que é melhor para o clube. Estou tranquilo.

Confira a íntegra da coletiva de imprensa do treinador do Vasco:

Resultado

O jogo foi definido no pênalti, um pênalti bobo. A partida estava equilibrada, no segundo tempo dominamos, mas não fizemos gol. Futebol é gol, não adianta posse de bola, pode até olhar scout todos, acho que fomos melhor, mas não fizemos o gol, não tivemos competência, infelizmente. O time não jogou mal. Até a hora do pênalti tivemos um domínio grande. Eles procurando bola alta, o Marquinhos tentava a metida de bola, mas tinha o camisa 9 pelo lado direito que trazia perigo nos contra-ataques. A única bola que Aranda saiu mal, eles conseguiram armar contra-ataque e deu o pênalti. O Diego Renan não teve paciência, foi dar um bote e fez o pênalti. No segundo tempo dominamos o jogo, eles marcaram atrás, estavam nervosos, procuramos as jogadas, mas não fizemos o gol. Na minha opinião foi nosso melhor jogo fora de casa. Tinha torcida contra, um adversário que precisava da classificação, mas tomamos gol de pênalti e eles conseguiram o resultado.

Garotada

Isso que fica para nós. Tivemos um crescimento de valores da nossa casa. Jordi provou que é um baita de um goleiro. O Thalles é um jogador de seleção, o Luan e Lorran já não restam mais dúvidas e o Jhon Cley jogou uma barbaridade. Jogou tranquilo, com experiência, uma pena que torceu o pé. São garotos feitos e criados no Vasco e a tendência é aproveitar bem esses garotos em 2015. Eles vestem a camisa e estão esperando oportunidade.

Jordi

Os cinco garotos fizeram partida muito boa, principalmente o Jordi. Mostrou uma personalidade impressonante. Ele vai muito longe.

Permanência

Deixa por conta da direção do clube. Minha missao foi cumprida. O clube está de volta à Série A, numa partida que passamos sufoco, a gente atacando mas sofrendo. Mas a minha missão foi cumprida. A direção vai assumir dia 2. Eles que vão decidir.

Relação com Eurico

Tenho boa relação com ele, todo mundo sabe. Todas as vezes que vim para o Vasco foi pela mão de Eurico. Todas as situações que estive aqui, desde 1986, na minha primeira vez no profissional até a ultima vez foi com ele, sempre conseguimos títulos: Mercosul, Brasileiro, uma série de Cariocas. Eu vim agora de novo aconselhado por ele e pelo Zé Luis (Moreira, novo vice de futebol). Mas fica por ele, não quero falar muito disso, porque ele nem assumiu ainda. Ele vai decidir o que é melhor para o clube. Estou tranquilo.

Alívio de subir uma rodada antes

Se a gente fosse decidir fora era muito difícil. O Icasa, que todo mundo achou que era pouca areia, foi lá e ganhou do Boa Esporte. E olha que mandou 10 jogadores embora. O Atlético se complicou com o Santa Cruz. Não é fácil a Série B. As três equipes que precisavam vencer perderam os jogos. Conseguimos a classificação com uma rodada de antecedência e chegamos ao número de pontos que ninguém chegava. Vi a torcida do Vasco aqui, no Rio, na Bahia, onde estive essa semana, todos satisfeitos e felizes que voltamos. O que fica é isso. É importante para o Natal. Ano que vem vai ser totalmente diferente.

Dificuldades na Série B

Não tenha dúvida que foi uma das competições mais difíceis. Joguei dois meses na terça e na sexta, com dificuldades, viagens, numa posição difícil, num ano complicado, com eleição, mas conseguimos a alegria no final. Não saímos dos quatro classificados em momento algum. Se fizermos uma análise, joguei 11 fora, seis em casa, se não me engano (Nota da redação: Joel dirigiu o Vasco nove vezes dentro de casa, outras nova fora do Rio). Jogar fora nunca é bom, ainda mais com viagem longe. Mas agora vamos ver ano que vem. Não posso falar muito. Entrei depois de tomar cinco em casa, não cedemos derrota em casa, isso posso falar. Pode não ter sido brilhante, mas conseguimos o que precisávamos, embora não fosse do jeito que a gente queria. O Vasco é um clube muito forte, com torcedor que coloca para fora o seu sentimento. Eu sou representante da torcida, hoje entrei em campo com a torcida gritando meu nome. Claro que queria atuação de gala, claro que queria estar classificado com duas, três rodadas de antecedência, mas cumprimos nossa missão. O torcedor não está magoado de ontem, isso vem desde o ano passado. A torcida nos apoiou, sentiu confiança, sentiu segurança. Não foi a cereja do bolo, mas era o que precisávamos.

Férias e Natal

O importante é que terminamos o campeonato com dignidade. No ano que vem tem nova direção, uma nova equipe para começar a disputar títulos e ser campeão. A minha vida no Vasco foi assim. Agora, meu presente já recebi. Meu sapato já está na janela. Pedi que Papai Noel me ajudasse e ajudasse o Vasco a voltar para a Série A. Um presente desses não tem preço. Estamos respirando diferentes, agora somos todos iguais novamente.

Fonte: GloboEsporte.com