Basquete Base: Escolinha do Vasco promoverá torneio em São Januário, a Copa Vasco de Basquete Sub-12

Quinta-feira, 20/11/2014 - 04:39
comentário(s)

O ano do basquetebol do Vasco vai chegando ao fim, com muito o que se comemorar, apesar de ainda ter sido muito abaixo comparado aos tempos de glória do esporte no clube. Em 2014 foi somente um título, o Torneio Carioca Adulto, dois vice-campeonatos nas categorias de base (pré-mirim e mirim) e ainda está na disputa no sub-14, no qual jogará a semifinal contra o Fluminense. Mas uma grande conquista tem que ser comemorada e não estamos falando sobre resultados competitivos.

Neste ano foi reaberta a escolinha de basquetebol no clube, que recebe crianças e adolescentes de variadas idades. A frente dela, o professor Cássio Santos, que possui uma bela história dentro do clube. Cássio chegou ao Vasco em 2001, quando integrou a equipe pré-mirim e permaneceu no clube até chegar na categoria juvenil. Como jogador foi campeão mirim em 2003, infanto-juvenil 2005 e 2007 e juvenil 2007. Em 2012, voltou ao clube como estagiário da comissão técnica e teve participação efetiva nas conquistas do tricampeonato pré-mirim no triênio 2012/13/14. Agora como professor da escolinha, Cássio tem esse novo desafio, em um projeto que visa além de peneirar atletas para as categorias de base, também movimentar o basquetebol do clube de maneira lúdica e colocando acima de formar um atleta, formar um cidadão por meio do esporte.

E é com esse objetivo que será realizada no próximo sábado, dia 22, a Copa Vasco de Basquetebol Sub-12. Será uma competição entre escolinhas que acontecerá no Ginásio do Forninho, no Complexo de São Januário. Sobre esse campeonato, o professor Cássio Santos falou sobre as finalidades que essa competição terá para o Vasco e para os garotos que competirão:

- Nosso principal objetivo é de uma forma lúdica, estar movimentando o basquete mais ainda nesse final de ano, promovendo jogos para os que menos jogaram e os meninos da escolinha. Servindo também para estarmos avaliando os garotos para um possível convite para que venham a fazer parte das equipes no ano de 2015, uma vez que esses torneios em média estão em atividades cerca de 40 garotos já dentro do clube, e nos baseando nas peneiras dos anos anteriores da idade, não chegamos a marca de 10 meninos. Vamos nos reerguer, vamos voltar a ser excelência, com a colaboração e agradecimento de todo o corpo técnico que comprou a ideia e que também estarão presentes – afirmou.

Em pouco tempo de escolinha, um grande fruto já nasceu dentro dela. O pivô Keven, que participou efetivamente da equipe mirim do Vasco, que foi vice-campeã Estadual. O menino de 13 anos começou na escolinha e devido à sua altura e que a equipe sub-13 estivesse necessitando de um pivô, logo foi integrado e fez um bom campeonato, apesar de ainda ser novato.

Para a Copa Vasco Sub-12 já estão confirmados, além do Vasco, a Escola Loide Martha e Prefeitura Municipal de Queimados – Vila Olímpica. Outras equipes estão sendo também contactadas e deverão confirmar presença nos próximos dias.

Os troféus terão o nome de Francisco Vilanova (atual diretor de basquetebol do Vasco) e José Mauro (coordenador de basquete do clube).

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes