Eurico superou tumor e problemas financeiros para voltar ao Vasco

Quarta-feira, 12/11/2014 - 06:29
comentário(s)

Eurico Miranda voltou ao Vasco. Entre sorrisos, beijos e abraços, o polêmico cartola não escondia a felicidade de poder voltar a comandar o clube do coração após seis anos. Nem tudo neste período, porém, foi tranquilo. Pelo contrário. No tempo que esteve longe da presidência cruzmaltina, alegria, fotos e cumprimentos eram cenas raras em sua rotina.

O roteiro do dia a dia do dirigente que muitas vezes se confundia com a história do Vasco era de drama. Na saúde e nas finanças. Longe do clube, via uma fortuna acumulada durante anos virar dívida e dividia o tempo entre sua casa e hospitais ou clínicas.

Além de superar o fato de não viver mais no clube que foi sua casa durante quase 30 anos, Eurico precisava vencer outra batalha: um tumor na bexiga. A doença, que era assunto proibido entre os mais próximos, preocupava família e amigos.

E tudo parecia dar errado. Eurico precisava de ajuda financeira, perdeu imóveis por conta de imbróglios jurídicos e contou com a ajuda de amigos durante muito tempo para "sobreviver".

Em 2011, na última eleição do Vasco, pouco apareceu. Figura sempre presente na em São Januário, não participou da votação que definiu o segundo mandato de Roberto Dinamite e era dado como carta fora do baralho no jogo político.

Mas tudo começou a mudar de figura em 2012. Com o início da derrocada de Dinamite – abandono de vices presidentes e enorme crise financeira –, Eurico reapareceu. Então presidente do conselho de beneméritos, iniciava ali o preparo do terreno para ressurgir.

Em 2013, não escondeu de amigos a vontade de disputar a eleição de 2014. Foi acusado de financiar a adesão em massa de novos sócios em março e abril daquele ano para ter quórum que definisse eleição. Verdade ou não – o caso ainda é investigado pela Polícia Civil –, fato é que Eurico alcançou seu objetivo.

Saúde impressiona em votação

Ainda que a saúde não seja a mesma de outros anos e a situação financeira nem de longe lembre os áureos tempos, o cartola alcançou sua grande meta de vida. Como o próprio define. "Eu sou o Vasco. Tinha que voltar", resumiu.

"Ele agora está bem, saudável. É claro que ele esteve debilitado durante um tempo e não precisamos esconder. Mas preferimos não comentar. Fato é que agora ele está melhor, e isso tem relação direta com essa volta ao Vasco. Já conversamos até com médicos e detectamos que a oscilação da saúde tem relação direta com os momentos dele no clube. Se ele estava fora, ficava mal. Se estava perto de voltar, melhorava", contou um amigo próximo que esteve ao lado de Eurico durante todo o processo de retomada do poder.

Andando de um lado para o outro e recebendo boa parte do eleitorado, Eurico chamava a atenção de todos presentes. "Eu fiquei cansado no final da tarde e ele segue cheio de saúde aí. Ninguém aqui esperava", comentou um fiscal da campanha do derrotado Roberto Monteiro.

Nem os correligionários de Eurico esperava que o "doutor" aguentasse a maratona de mais de 13 horas de votação e mais cinco de apuração. O grupo chegou a deixar preparada uma sala com poltronas confortáveis, frutas, canapés, salgados e a "sagrada" coca-cola do candidato.

"Não quero saber disso. Podem comer e beber lá por mim. Eu vou ficar aqui. Estou inteiro e preciso receber meus eleitores. Eles estão aqui para me ver, tirar fotos. Não estou morto, pelo contrário. Estou mais vivo do que nunca agora", bradou Eurico.

Fonte: UOL