Eurico Miranda, da chapa Volta Vasco! Volta Eurico!, fala sobre seus compromissos com o esporte amador do Vasco

Sábado, 08/11/2014 - 07:43
comentário(s)

Simples, direto e apaixonado pelo Vasco na sua essência poliesportiva. Eurico Miranda, candidato à presidência da Chapa “Volta, Vasco! Volta, Eurico!” recebeu com exclusividade a equipe do CRVG – Em Todos os Esportes após a sua última convenção antes da grande eleição do dia 11 de novembro, na Casa Vila de Feira e Terras de Santa Maria (Tijuca, zona norte da cidade do Rio de Janeiro), para falar sobre os esportes amadores e olímpicos do clube.

Indagado sobre os principais erros da gestão de Roberto Dinamite em relação a esses esportes, Eurico foi incisivo:

- Esses caras não sabem o que é basquete, o que é futsal, sabem de nada. Um dos principais erros foi acabar com todos os esportes olímpicos do Vasco. Acabar com o remo, acabar com o basquete, acabar com o futsal, acabar com a natação, isso foi só um dos erros, mas se for enumerar…

Dentre esses esportes está o que originou o clube, o esporte-mãe do Vasco da Gama, o remo. Eurico, que em sua gestão tornou o Vasco hegemônico no Rio de Janeiro, conquistando diversos títulos Estaduais e em âmbito Nacional, não admite a atual situação vivida pelo esporte na atualidade do clube. Atualmente, o Vasco figura como terceira força do Rio de Janeiro, atrás dos rivais Botafogo e Flamengo.

- Nada justifica a situação do remo. O Vasco tem o maior número de títulos e é o terceiro lugar, isso é absolutamente inadmissível. Não tem que tomar medida, eles têm que saber que eu tenho um nome chamado Eurico Miranda e quem me conhece sabe quantas vezes o remo foi campeão comigo, quantas vezes tive que resgatar as coisas do remo, sabem disso. Existe um barco chamado Eurico Miranda, por aí já dá para ter noção.

Em recentes pesquisas, o basquete figurou como o mais querido pelos vascaínos atrás somente e obviamente do futebol. Eurico esbravejou e afirmou que o basquete voltará e com força:

- O Vasco foi campeão Mundial, Sul-Americano, teve todos os campeonatos e eles acabaram com o basquete. O basquete vai voltar. Eles (o Flamengo) trouxeram o Oscar para ganhar do Vasco, nunca conseguiram ganhar do Vasco. Nunca! Por aí te respondo, nunca conseguiram ganhar do Vasco.

Um fator importante para se manter os esportes olímpicos dentro do clube, independente do futebol e com recursos próprios, é ter as Certidões Negativas de Débito, para, assim, poder usufruir das Leis de Incentivo ao Esporte:

- Primeiro você tem que ter as certidões e depois tratar disso. Vamos ter, na verdade já temos um grande incentivador nosso que é o Secretário Executivo do Ministério dos Esportes (Luis Fernandes), que vai ajudar muito. Se sempre funcionou no Vasco, vai voltar a funcionar. Eu não tenho varinha mágica, mas já provei que posso fazer isso.

A gestão Roberto Dinamite foi marcada por interdições, dentre elas duas que ajudaram a destruir e prejudicar demais alguns esportes olímpicos, que foram a interdição do ginásio, que já dura quase 3 anos, e do Parque Aquático, que, ainda que seja relativamente recente, vem em estado de calamidade há muito tempo. Eurico garantiu que recuperará prontamente as estruturas caso seja eleito:

- Vai voltar o ginásio e vai reabrir o Parque Aquático, com certeza. E não são medidas de curto prazo. São imediatas e prioritárias.

Outro esporte de extrema importância no clube é o futsal, que tem uma história de glórias no Vasco, não só por títulos, mas também como um verdadeiro celeiro de craques para o futebol de campo. Eurico Miranda garantiu incentivo ao esporte:

- Enxergo como sempre enxerguei o futsal: incentivando, tornando o futsal campeão brasileiro, tornando o futsal campeão de todas as categorias de baixo e saindo de lá inúmeros jogadores para o futebol principal.

Ao ser questionado sobre as consequências que o Projeto Olímpico de 2000 trouxe para o Vasco (opositores defendem sua influência negativa nos dias de hoje do clube), Eurico afirmou que quem o critica não sabe nada sobre o Projeto que levou dezenas de atletas representando o Vasco no Pan-Americano de 1999 e Olimpíadas de 2000. Se fosse um país, o Vasco seria o 7º lugar no Quadro Geral de Medalhas no Pan de Winnipeg de 1999 e seria o 16º colocado nas Olimpíadas de Sydney – 2000.

- Quem fala sobre o Projeto Olímpico do Vasco não conhece nada, conhece zero, não tem a menor noção do que seja o Projeto Olímpico, não tem a menor dimensão do que foi o Projeto Olímpico para o Vasco, do que representou mandar mais de 100 atletas para um Pan-Americano e de mandar cinquenta e tantos atletas para uma Olimpíadas. Eles não têm a menor noção, não sabem o que é a representatividade do Vasco.

Por fim, sobre os torcedores que ignoram os demais esportes off-futebol no clube e mal sabem da sua existência, ainda que precária, Eurico Miranda, que defende patrocínios específicos para cada esporte, mandou um recado:

- É porque eles são muito novos. Se eles tivessem um pouquinho mais de idade, eles saberiam o que os outros esportes representaram para o Vasco no meu período. Só para ter uma ideia, no ano do centenário o Vasco conquistou mais de 1000 títulos.

Em sua longa história de meio século no Vasco, o dirigente sempre ressaltou seu compromisso com o clube apresentar bons resultados no maior números de modalidades esportivas possível. Por outro lado, ele também deixa claro que enxerga a existência de esportes prioritários, como o remo e o basquete, embora garanta que outros esportes, como a natação, retornarão. Em sua biografia escrita por Sérgio Frias, Eurico afirmou: “Tive enormes emoções em uma partida de basquete, eu tive enormes emoções em uma piscina, de o cara ganhar por uma batida de mão, o remo ganhar por bico de proa. Eu vivenciei muito, muito, nas mais diversas modalidades. Eu comecei a ter a sensação de ver o Vasco em corrida de velocípede, jogos infantis e tal”.

Amanhã apresentaremos, em ordem definida por sorteio, a entrevista exclusiva com o candidato Júlio Brant, da Chapa Sempre Vasco.

Fonte: Blog CRVG em Todos os Esportes