Futebol 7: Vasco estreia no Carioca neste sábado às 17h30 contra o Belford Roxo

Sexta-feira, 03/10/2014 - 11:18
comentário(s)

Foram definidos na noite da última quarta-feira os confrontos da primeira rodada da Taça Guanabara de Futebol 7. Em arbitral realizado na Arena Akxe, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foram sorteados os grupos e definidos os detalhes do regulamento oficial da competição. A reunião, liderada pelo presidente da Federação de Futebol 7 do Estado do Rio de Janeiro, Marcio Carrete, contou com participação de representantes de 18 clubes.

Atual vencedor, o Flamengo chega para este ano mais uma vez como um dos favoritos ao título. Um dos principais jogadores do elenco, o atacante Mikimba ressaltou que o Rubro-Negro chega com força total para repetir o feito de 2013.

- As expectativas são as melhores. Queremos voltar ao caminho das vitórias porque nesse ano não conquistamos tantos títulos como no ano passado, deixamos um pouco a desejar. Mas estamos preparados para fazer um bom campeonato e prontos para conquistar mais um título – contou o jogador.

Grandes clubes contribuíram para visibilidade

O futebol 7 vem em franco crescimento no Brasil, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Para o presidente da federação Marcio Carrete, a diminuição dos campos oficiais abriu espaço para o crescimento da prática do futebol em campos de grama sintética. Segundo ele, o “boom” da modalidade também se deve à introdução dos grandes clubes do estado na competição, o que trouxe também o interesse da televisão pela categoria. Carrete espera que o Carioca desse ano corresponda às expectativas.

- O Campeonato Carioca é indiscutivelmente a principal competição de Futebol 7 do país. Apesar de ser estadual, é a mais disputada e a mais atrativa pela participação dos clubes de camisa, desde os grandes (Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo) até os pequenos mais tradicionais, como Bangu, América, entre outros. Há um grande reconhecimento dos outros estados de que aqui é disputado o melhor campeonato da modalidade e, por isso, há uma grande expectativa em relação a ele. Nós esperamos poder corresponder – afirmou Carrete sobre a importância do campeonato para a modalidade.

Regulamento

A Série A conta com 20 equipes e será disputada em duas fases. A primeira, classificatória, conta com dois grupos de dez equipes cada. Nessa fase, a disputa será feita em turno único, em que todos de um grupo se enfrentam. Os quatro primeiros de cada chave se classificam para a fase eliminatória (quartas de final, semifinal e final). Nas quartas, o primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto do outro e o segundo de um grupo enfrenta o terceiro de outro em jogos de ida e volta. Nesta fase, o time mais bem classificado na primeira fase tem vantagem em caso de igualdade de pontos e saldo de gols.

A ordem dos critérios de desempate da primeira fase é confronto direto, maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões levados (sendo que, cartão amarelo tem peso igual a três e vermelho igual a cinco) e, por último, sorteio.

No arbitral, os grupos da Série A e B do Campeonato Carioca foram sorteados e conheceram seus adversários na primeira rodada, que acontece no próximo sábado na Arena Akxe, na Barra, a partir das 16h, e no Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, a partir das 13h.

Confira os jogos e horários da primeira rodada dos clubes da Série A

CFZ – Recreio dos Bandeirantes

13:00h – Bangu x Olaria (campo 1)

Arena Akxe – Barra da Tijuca

16h – Madureira x Resende
17h05 – América x São Cristovão
19h20 - Rio de Janeiro x Goytacaz
20h30 – Boavista x Petrópolis

Iate Clube Jardim Guanabara – Ilha do Governador

14h – Fluminense X Gonçalense
15h10 – Botafogo x Cabofriense
16h20 – Flamengo x Tigres
17h30 – Vasco da Gama x Belford Roxo
18h40 – Barra da Tijuca x Portuguesa

Série B: Duquecaxiense, Anapolina, Madureira B, São Gonçalo, Ceres, Teresópolis, Duque de Caxias, Nova Cidade e Itatiaia (a confirmar)

Confira os confrontos da primeira rodada da Série B

Arena Akxe

18h10 – Madureira B x Teresópolis

CFZ – Recreio dos Bandeirantes

13h00 – Anapolina x Duque de Caxias (campo2)
14h00 – São Gonçalo x Ceres (campo2)
14h00 - Duquecaxiense x Nova Cidade(campo1)




Fonte: FF7RJ