VP Jurídico fala sobre o recadastramento de sócios do Vasco

Quinta-feira, 25/09/2014 - 10:53
comentário(s)

Visando diminuir erros e suspeitas para a eleição do clube no dia 11 de novembro, o Vasco iniciou na semana passada seu recadastramento de sócios. Embora o clube considere o comparecimento até o momento "satisfatório", o pleito terá um número menor de votantes, e os motivos vão desde a falta de vontade de se submeter ao processo (fato que inclui, entre outras burocracias, o registro por biometria) até o medo de possíveis investigações policiais.

O temor desta situação é sentido em alguns sócios que entraram em abril do ano passado e ficaram conhecidos como "mensaleiros" por, supostamente, terem sido financiados por candidatos à presidência. Muito destes demonstram apreensão com o fato de ser exigida uma documentação e, principalmente, um comprovante de residência, já que se sabe que o pleito está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em função da série de polêmicas.

Vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada não vê a questão como um grande problema. Para ele, o mais importante é que o clube tenha uma lista de eleitores mais transparente.

"Se estão com medo, é porque fizeram alguma coisa errada. Quem não é sócio ou não sabe nem que foi feito um cadastro em seu nome, não vai vir e acabou. Com isso, acaba que se tem uma base mais fidedigna. O que posso garantir é que no recadastramento não tem polícia, não tem Ministério Público... O que tem são funcionários do Vasco, dez posições para atendimento e, quem chegar lá, será muito bem atendido, fará a biometria e depois receberá a carteirinha".

Nos bastidores, o que se diz é que dirigentes ligados aos "mensaleiros" estão tentando pressionar o presidente Roberto Dinamite a aliviar na exigência de comprovante de residência.

Nas contas de Duque Estrada, cerca de 1.500 sócios já fizeram o recadastramento num universo de 13 mil eleitores. O processo irá até o dia 25 de outubro para quem tem direito a voto. Os demais associados também poderão se recadastrar a partir do dia 3 de novembro até 12 de dezembro.

Após um início bem tímido, o comparecimento teve um sensível crescimento. Na opinião do vice-presidente, o "boom" acontecerá mais próximo da data limite.

"A frequência está sendo muito boa. Nesta quinta deveremos ter um relatório preliminar de comparecimento. Estou contando mais de 1.500 recadastramentos. Mas você sabe como é o brasileiro, deixa tudo para cima da hora. Sexta, no jogo contra o Joinville, deverá ter uma movimentação boa também", avaliou.

Denúncias e adiamentos

A eleição do Vasco vem sendo cercada de polêmica desde o ano passado. O estopim da crise aconteceu com a entrada de mais de três mil sócios em abril do ano passado. Uma série de denúncias surgiram e a Polícia Civil passou a investigar o caso.

A suspeitas e irregularidades motivaram o adiamento da eleição do dia 6 de agosto para 11 de novembro. Mês passado, o mandato de Roberto Dinamite foi encerrado e uma votação no Conselho Deliberativo decidiu pelo não prosseguimento do presidente, elegendo para administrar o clube provisoriamente uma diretoria transitória. O caso, então, foi parar na Justiça e Dinamite acabou sendo mantido no cargo. Há, porém, ações em curso que poderão mudar esta situação.

O recadastramento

O associado que mora no Rio de Janeiro poderá comparecer tanto em São Januário quanto na sede do clube na Lagoa, de segunda à sexta, das 9h às 18h, munido de identidade, CPF e comprovante de residência. Lá, será feita uma biometria (impressão digital). Aos sábados, o atendimento acontecerá das 9h às 14h.

Já o sócio de fora do Rio deverá preencher um formulário eletrônico no setor específico do site oficial do clube e enviá-lo juntamente com a documentação para o email recadastramento2014@crvascodagama.com. Ou, se preferir, enviar tudo isto via Correio.

Fonte: UOL