Basquete: Alberto Bial, ex-técnico do Vasco, fala sobre passagem de Nenê pela Colina

Quarta-feira, 10/09/2014 - 13:37
comentário(s)

Após pedir dispensa da Copa América de 2013, Nenê foi vaiado em outubro passado, durante a partida entre Washington Wizards e Chicago Bulls, pela pré-temporada da NBA, no Rio de Janeiro. O pivô voltou à seleção para a Copa do Mundo de basquete neste ano e tem sido um dos destaques da equipe comandada por Rubén Magnano, na Espanha. Técnico do Basquete Cearense e comentarista do SporTV, Alberto Bial saiu em defesa do jogador dos Wizards. Em entrevista ao "Redação SporTV", Bial disse que o jogador de 31 anos merece ser exaltado por ter aberto o caminho para os brasileiros nos Estados Unidos.

- O Nenê abriu as portas da NBA para todos os jogadores brasileiros. Ele foi o desbravador. Quando ele saiu do Vasco para o Denver, o Vasco pagava para ele um salário irrisório. Para sair precisou pagar uma fortuna pela carta liberatória. Isso fez um menino pobre de São Carlos, em São Paulo, que tinha começado a entender o jogo de basquete, sem ter uma consciência maior do que é ganhar dinheiro e ser um astro da NBA. Ele ficou muito magoado. Aí veio uma convocação e ele falou: "Poxa, o pessoal lá no Brasil não foi legal comigo". Ele sem ser bem orientado abriu mão da convocação. Mas, em seguida, ele não abriu mão por causa do problema, ele perdoou, mas teve um câncer nos testículos e superou o câncer. E, após tudo isso, ele vem para o Rio para um jogo da NBA e é vaiado porque alguns do basquete brasileiro acharam que não podem ser substituídos, eles precisam continuar como ídolos permanentes, quando o Nenê é o nosso ídolo atual. Então temos que olhar os dois lados e se colar na posição desses jogadores. Hoje, o Nenê está defendendo o Brasil com muita garra. Os jogadores estão comprometidos.

Apresentador do "Redação", André Rizek fez coro ao comentário de Alberto Bial e afirmou que todos precisam saber o motivo dos pedidos de dispensa antes de criticarem os jogadores.

- A gente cobra que os atletas venham defender a seleção, mesmo com a última gestão (da CBB), que não foi correta. Quantas vezes atletas vieram defender a seleção sem ter um seguro. A gente quer que os jogadores larguem os clubes, salários e contratos, o dinheiro que sustenta as famílias deles para serem patriotas, sendo que não havia contrapartida da Confederação para isso? Eu achei que vaiar o Nenê, primeiro, foi uma falta de informação. Tem que saber os motivos que fazem os atletas vez ou outra não defenderem o Brasil.

O Brasil, de Nenê, enfrenta a Sérvia pelas quartas de final da Copa do Mundo de basquete, nesta quarta-feira, às 13h (de Brasília), em Madri. O SporTV transmite ao vivo, com narração de Roby Porto e comentários de Byra Bello e Renatinho. Os assinantes do Canal Campeão também podem ver tudo através do SporTV Play.

Fonte: Sportv.com