Exames de Everton Costa mantêm otimismo em volta ao futebol

Quinta-feira, 28/08/2014 - 09:36
comentário(s)

Dizem que a fé move montanhas, e é carregado dela que Everton Costa mantém a esperança em retornar ao futebol. Vítima de uma forte arritmia cardíaca em 16 de abril, durante um jogo do Vasco pela Copa do Brasil, o atacante, que terá a decisão definitiva sobre sua volta ou não aos gramados em pouco mais de um mês, tem sido avaliado mensalmente pelo cardiologista Gustavo Gouvêa e os exames não apontaram nenhum tipo de complicação até aqui, o que já é considerado positivo no seu desejo de exercer a profissão novamente.

"Ele tem sido examinado e teve zero de intercorrência até aqui. Está cumprindo sua rotina normalmente", disse ao UOL Esporte Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico cruzmaltino.

Durante este tempo, o atacante passou por um procedimento cirúrgico onde foi implantado um desfibrilador portátil. Caso fique definido pelo seu retorno, ele será o primeiro jogador do Brasil a atuar com tal dispositivo.

Como tal assunto gera bastante polêmica entre os próprios cardiologistas, pois há quem não admita o risco de colocá-lo em campo novamente, uma espécie de congresso deverá ser realizado em torno de seu tema.

"Em outubro será feita toda uma situação de análise. Provavelmente será criada uma banca de cardiologistas para avaliar o caso", declarou Munhoz.

Mesmo ciente da gravidade de sua situação, Everton não cogita em nenhuma hipótese se aposentar.

"E quando acordo, o primeiro pensamento do dia : jogar futebol ! E quando vou dormir, o último pensamento da noite : jogar futebol ! E nos meus sonhos? Jogo futebol! E sobre o que converso com Deus? Jogar futebol ! Saudações Vascaínas !", disse em uma de suas inúmeras postagens positivas em seu Instagram.

Rotina de repouso, visitas e redes sociais

Na última terça-feira, no empate do Vasco em 1 a 1 com o ABC pela Copa do Brasil, Everton Costa mais uma vez fez questão de se fazer presente em São Januário. Acompanhado de sua esposa, reviu seus companheiros e recebeu o carinho dos torcedores, muitos deles com mensagens positivas ao jogador.

Esta é a terceira partida do Cruzmaltino que Everton assiste ao vivo. Antes disso, já tinha ido a treinos e concentrações do elenco.

Quando não mata a saudade dos amigos da bola, segue à risca a recomendação médica de repouso completo. Nos momentos de lazer, aproveita as belezas do Rio de Janeiro, cidade que se encantou, com a esposa Neiva e a filha Sofie.

Em casa, sente um pouco o gostinho do futebol jogando videogame e se distrai nas redes sociais interagindo com torcedores, algo que tem o ajudado bastante. Evangélico, vez por outra recita passagens da Bíblia.

Por decisão dos médicos e do próprio Vasco, tem evitado entrevistas. A única que concedeu foi uma coletiva antes da cirurgia de implante do desfibrilador portátil, onde estava acompanhado de seu cardiologista e de Clóvis Munhoz.

Amor ao Vasco

Mesmo com o curto tempo de clube e um contrato apenas de empréstimo até o fim do ano, Everton já se derrete de amor e gratidão pelo Cruzmaltino.

"Chegou a minha camisa do Vasco emoldurada! Todas que tenho são de jogos importantes pelos clubes que defendi com comprometimento e carinho, mas o Vasco está marcado, literalmente, no meu coração! Afinal, para sempre lembrarei que voltei à vida pelo amor de meu Deus e que estava fazendo o que mais amo: jogando futebol e num clube dessa grandeza e história! Grato eternamente à toda família vascaína! Deus permitirá que eu volte aos gramados SIM ! Até logo aos meus amigos e colegas! Quero títulos com meu Vascão !", disse postando no Instagram uma foto em sua sala com camisas de clubes que já defendeu.

Caso fique definido o retorno de Everton ao futebol, um novo contrato deverá ser elaborado com uma série de cláusulas. Seu empresário, Jorge Machado, já sinalizou com a possibilidade de renovação sem custos para o Vasco. O atacante pertence ao Coritiba.

Fonte: UOL