Vasco não foi fundado na sede da Filhos de Talma, e sim na rua hoje chamada Sacadura Cabral; conheça a história

Quinta-feira, 21/08/2014 - 06:24
comentário(s)

Nosso querido Club de Regatas Vasco da Gama completa, neste dia 21 de agosto, 116 anos de existência. Essa data festiva é propícia para que seja desfeito um dos maiores mitos da história do clube: aquele que diz respeito ao seu local de fundação.

Ao contrário do que se tem afirmado ano após ano, a fundação do Vasco não aconteceu nas dependências da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, entidade que se situa, há pelo menos 120 anos, na Rua do Propósito; a assembleia que criou o clube aconteceu, na realidade, na Rua da Saúde, hoje chamada Rua Sacadura Cabral.

Não é preciso se aprofundar em pesquisas para se chegar a essa conclusão. Basta ler a ata da reunião de fundação do Vasco, que diz:



Como se vê claramente, portanto, a fundação do Club de Regatas Vasco da Gama ocorreu na Rua da Saúde, nº 293.

Por volta de 1907, a numeração dos imóveis da Rua da Saúde foi alterada devido a obras na região. Assim, o sobrado onde ocorreu a fundação do Vasco teve seu número alterado de 293 para 345.

Na década de 1920, a Rua da Saúde passou a se chamar Rua Sacadura Cabral.

Desta forma, o sobrado onde ocorreu a fundação do Vasco, situado na Rua da Saúde, nº 293, hoje tem o seguinte endereço: Rua Sacadura Cabral, nº 345.

A sede da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, por sua vez, fica na Rua do Propósito, nº 20 (em 1898, o número era 12, pois a Rua do Propósito também teve a numeração alterada, mas o local era o mesmo; e o "Thalma" tinha um "H").

O local onde realmente ocorreu a fundação do Vasco fica, portanto, a cerca de 110 metros da sede da S.D.P. Filhos de Talma.




Importância da S.D.P. Filhos de Talma na história do Vasco e possível causa da confusão

O fato da reunião de fundação do Vasco não ter acontecido na sede da S.D.P. Filhos de Talma não tira a importância da instituição na história vascaína. Pelo contrário: a Filhos de Talma tem o privilégio de ter sido um dos locais que receberam as reuniões pré-fundação do Vasco, ou seja, os encontros em que desportistas portugueses amadureceram a ideia de fundar o C. R. Vasco da Gama. Vem daí, provavelmente, a confusão que ainda hoje persiste.

Não está errado, portanto, dizer que o Vasco foi concebido na Filhos de Talma, ou que a ideia de se fundar o clube surgiu na Filhos de Talma, ou, ainda, que a fundação do Vasco foi planejada na sede da Filhos de Talma.

Trata-se, porém, de um erro histórico se referir à sede da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma como o local de fundação do Club de Regatas Vasco da Gama, como tem sido feito há muitos anos, até mesmo com a chancela da Prefeitura do Rio de Janeiro e do próprio C.R. Vasco da Gama.



Saiba mais

O pesquisador vascaíno Henrique Hübner realizou um extenso estudo sobre o local de fundação do Vasco e as mudanças ocorridas na região desde 1898 até os dias de hoje. Foi ele quem descobriu, em 2013, a renumeração dos imóveis da Rua da Saúde e, com isso, pôde indicar, geograficamente, o local exato onde ocorreu a fundação do Vasco, desfazendo um mistério que já durava 115 anos. O trabalho pode ser acessado por meio deste link.


Fonte: NETVASCO (texto), Polyanthea Vascaina (foto), Google Maps (foto), Augusto Malta (foto), Site oficial do Vasco (foto)