Vasco foi homenageado na reinauguração da sede da Sociedade Dramática Filhos de Talma

Quarta-feira, 13/08/2014 - 03:29
comentário(s)

(Nota da NETVASCO: Ao contrário do que se afirma no texto abaixo, o Club de Regatas Vasco da Gama não foi fundado na Sociedade Dramática Filhos de Talma, que fica na Rua do Propósito, e sim na Rua da Saúde, atual Rua Sacadura Cabral, de acordo com a própria ata de fundação do Vasco. Para saber mais, clique aqui.)

Aconteceu na manhã desta terça feira (12/08) a reinauguração da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma. O local, situado no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro, tem sua história atrelada ao Vasco. Em 21 de agosto de 1898, o prédio que funcionava como ponto de encontro e de programação de bailes, festas e reuniões sociais, serviu de base para que 62 jovens idealizassem e fundassem o Club de Regatas Vasco da Gama. Foi também no local, que o Vasco celebrou seu 60º aniversário.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o presidente Roberto Dinamite, o presidente da Assembléia Geral Olavo Monteiro de Carvalho e o diretor do Centro de Memória João Ernesto. O vascaíno Eduardo Paes declarou que apesar de não saber anteriormente, que a história do Vasco começou em Filhos de Talma, quis eternizar esse momento. Aproveitou ainda para exaltar o passado cruzmaltino.

- A verdade é que o clube do povo é o Vasco da Gama. Leiam a história, todos os outros clubes começaram como clube de elite. O Vasco da Gama não foi fundado aqui nesse lugar à toa, a sede do Vasco da Gama não é onde é, as origens não se dão onde se dão à toa. Foi o primeiro clube a enfrentar o racismo, o preconceito. Uma das razões que mais me orgulham na história do Vasco, que é o time que eu torço, é exatamente por ter sido o time que abriu as portas do esporte - comentou o prefeito.

O presidente Roberto Dinamite falou sobre o orgulho de poder participar de um evento tão importante e sobre poder voltar ao lugar onde tudo começou para o Club de Regatas Vasco da Gama.

- Para nós é motivo de muito orgulho estar aqui hoje, reinaugurando esse espaço, o espaço que é a raiz de tudo, da história do nosso clube, de tudo que o Vasco conquistou ao longo dos anos. Começou aqui, com grandes vascaínos, que uniram em prol da igualdade, da superação e das conquistas que aconteceram por parte do Vasco da Gama. Então parabéns ao Vasco, parabéns a todos que fizeram desse clube grande forte. Agradeço aquelas pessoas que lá atrás iniciaram esse processo, que é motivo de orgulho para todos nós. Parabéns ao Club de Regatas Vasco da Gama - declarou Roberto Dinamite.

Presidente da Assembléia Geral do Vasco, Olavo Monteiro de Carvalho se emocionou com a importância do local e da história do clube.

- Ficamos muito agradecidos ao Prefeito Eduardo Paes por recuperar este lugar que tem uma importância muito grande para história do clube. Você viu aqui hoje como grande parte dos presentes se emocionaram com as palavras do prefeito, quando ele relembrou a importância que o Vasco tem para o desporte nacional. E tudo começou aqui. O Talma, o Vasco e todos estão de parabéns - disse Olavo.

Conhecedor da gloriosa história do Clube, o diretor do Centro de Memória de São Januário, João Ernesto, relembrou um grande momento da história do Vasco e celebrou a reinauguração.

- É um dia de muita alegria para todos nós vascaínos, em função de estarmos presentes na reinauguração do Talma. Esse orgulho se prende ao fato de que ao aceitarmos o convite para que fizéssemos parte desses festejos, nada mais é do que uma retribuição à acolhida que eles nos deram em 21 de agosto do já longínquo 1898. Dia de glória pra nós, dia de fundação do nosso clube. Como bem diz a nossa torcida em um dos cânticos, “Vasco a tua glória é tua história”. Viva o Talma! Viva o Vasco! - afirmou João Ernesto.

O evento proporcionou aos representantes vascaínos a oportunidade de relembrar o maior momento da história do Vasco da Gama, o dia de sua inauguração. Para simbolizar a importante data para a história do esporte brasileiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro inseriu um placa comemorativa que destaca a fundação do Gigante da Colina no local.















Fonte: Site oficial do Vasco