Konami anuncia que PES 2015 contará com clubes brasileiros, ao contrário do Fifa 15

Domingo, 03/08/2014 - 16:02
comentário(s)

Um dos jogos mais vendidos do mundo, o Fifa, da EA Sports, não terá clubes brasileiros na versão “15”, prevista para setembro. Segundo a empresa, as condições de licenciamento das marcas mudaram, o que impediu um acordo com os times nacionais.

Principal concorrente do Fifa, o Pro Evolution Soccer, da Konami, terá a próxima versão com brasileiros. Conforme apurou a reportagem da Máquina do Esporte, contratos entre clubes e empresa foram alterados.

Como não existe uma liga representante dos clubes no Brasil, como há na Inglaterra, por exemplo, os acordos são fechados com cada clube individualmente. O contrato, no entanto, não especifica o direito de imagem dos atletas. Assim, foi preciso renegociar todos os acordos com os clubes. No novo documento, há a menção direta de que a responsabilidade pelo direito de imagem do atleta passa a ser do clube.

A Konami procurou os times para isso. A EA, não.

A não-inclusão do Brasil na versão 2015 do jogo revoltou consumidores, que usaram redes sociais para protestar. Tiago Leifert, apresentador da Globo e narrador do jogo para o Brasil, reclamou do amadorismo do futebol pelo ocorrido.

A perda dos times brasileiros é um baque para a EA no duelo dos jogos de futebol com a Konami, líder no país. Desde 2012, a empresa vinha investindo no mercado brasileiro, tanto que conseguiu bater o PES como game mais vendido. Sem os times brasileiros, agora, deverá ser difícil para a empresa manter-se na liderança.

Fonte: Máquina do Esporte