Basquete: Adversário do Vasco na semi do Cariocão será o Jequiá; 1º jogo será nesta 2ª às 20h30 no Municipal

Domingo, 13/07/2014 - 10:53
comentário(s)

Foi definido o adversário do time adulto do Vasco na semifinal do Torneio Carioca de Basquetebol. Será o ABIG/Jequiá, que perdeu para o Botafogo, em General Severiano, na noite desta sexta-feira (11/07), por 89 a 83. O confronto decidiu quem ficaria com o terceiro lugar, e, como no jogo no primeiro turno o ABIG/Jequiá havia vencido por cinco pontos de diferença (90 a 85), esta pequena diferença de apenas um ponto no saldo de cestas do confronto direto (ambos os times têm três vitórias e cinco derrotas) fez com que o Alvinegro não tivesse que enfrentar o Vasco na semifinal.

As semifinais, portanto, serão as seguintes: Vasco x ABIG/Jequiá e Associação Macaé de Basquete x Botafogo. O sistema de disputa será de melhor de três partidas, com a primeira e a última (se necessária, o que, diante da qualidade das equipes e dos resultados na 1ª fase, espera-se que não aconteça em ambos os confrontos semifinais, principalmente no duelo que envolve o Vasco) com o mando de quadra da equipe com melhor campanha.

O Vasco abre a série semifinal contra o Jequiá já na próxima segunda-feira (14/07), no Club Municipal, onde vem mandando seus jogos na competição (a não ser a partida contra a UFRJ, que foi realizada em São Januário, no ginásio do Forninho), às 20:30h. A entrada é franca para os torcedores. O segundo confronto também está marcado: será na quinta-feira (17), às 20h, no ginásio do Jequiá. Se necessário, um terceiro confronto seria realizado no Municipal, em data a ser definida pela FBERJ.

Os jogos da final serão realizadas entre 23 e 30 de julho, também em melhor de três. Se passar pelo Jequiá, o Vasco terá a vantagem na decisão de jogar duas partidas com mando de quadra.

Na primeira fase, o Vasco teve duas partidas bem diferentes quando enfrentou o Jequiá. Na terceira rodada da competição, no dia 04 de junho, foi ao ginásio do adversário e, ainda sem as estreia dos reforços Marcellus e Diego Conceição, que só estrearam na rodada seguinte, sofreu para ganhar, obtendo o triunfo apenas na prorrogação, após o empate na partida com os quatro períodos disputados – 64 a 64. O tempo extra de cinco minutos terminou com o placar de 71 a 67. No dia 30 de junho, recebeu o adversário da semifinal no Municipal e venceu com facilidade e placar muito dilatado: 93 a 53.

Para a partida desta segunda-feira, o Vasco possivelmente terá o retorno de uma importante peça que se machucou justamente neste confronto contra o Jequiá que foi à prorrogação. Trata-se do armador Bruno Langsdorff, o Bruninho, que teve estiramento grau 2 na coxa e ficou, portanto, mais de um mês afastado das partidas. Ele vem treinando na quadra, com bola, nos últimos dias. Bruninho, aliás, se lesionou na reta final do tempo normal e disputou a prorrogação lesionado, tendo em vista a sua importância em quadra. Esta importância, aliás, pode ser medida pela sua importância nas três partidas que disputou, principalmente em termos de pontuação e de assistências. Ele anotou, respectivamente, 18, 17 e 16 pontos contra Botafogo (estreia), UFRJ e Jequiá. Ele teve um double-double na segunda partida, também distribuindo dez assistências para seus companheiros. O treinador Christiano Pereira, portanto, ainda não teve a oportunidade de ver Bruninho jogando ao lado das duas principais da equipe, Marcellus e Diego Conceição. E poderá escalá-los juntos nos playoffs.

Confira os jogos do Vasco no Torneio Carioca de Basquetebol Adulto:

1ª fase

26/05 – Botafogo 61 x 90 Vasco da Gama – Local: General Severiano
30/05 – Vasco da Gama 97 x 36 UFRJ – Local: São Januário
04/06 – ABIG/Jequiá 67 x 71 Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube
24/06 – UFRJ 52 x 114 Vasco da Gama – Local: Club Municipal
27/06 – Vasco da Gama 100 x 49 Botafogo – Local: Club Municipal
30/06 – Vasco da Gama 93 x 53 ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
06/07 – Vasco da Gama 73 x 61 Associação Macaé de Basquete – Local: Club Municipal
09/07 – Associação Macaé de Basquete 55 x 70 Vasco da Gama – Local: Tênis Clube de Macaé

Semifinal

14/07 – 20:30h: Vasco da Gama x ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal
17/07 – 20h: ABIG/Jequiá x Vasco da Gama – Local: Jequiá Iate Clube
A definir (se necessário) – Vasco da Gama x ABIG/Jequiá – Local: Club Municipal

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes