Juvenil: Com apenas 7 gols sofridos, Vasco vem mostrando defesa sólida no Estadual

Quinta-feira, 10/07/2014 - 21:52
comentário(s)

Se para a maioria das equipes a melhor defesa é o ataque, para o time juvenil do Vasco essa máxima se inverte. Embora tenha em seu sistema ofensivo alguns jogadores com passagens pela Seleção Brasileira, dentre eles Evander e Caio Monteiro, o sub-17 cruz-maltino vem se destacando no Campeonato Carioca por sua solidez defensiva.

Apenas sete vezes o goleiro Yuri Duarte foi buscar a bola no fundo das redes na Taça Guanabara. Com experiência no time profissional, já que participou da pré-temporada do ano passado, o camisa 1 acredita que a boa fase é fruto do excelente desempenho da dupla de zaga, formada por Ricardo Graça e Matheus Barbosa.

- Estamos bem compactados e tomando as decisões certas quando é necessário. Essa atual fase é fruto do trabalho que temos todos os dias. Nossa zaga tem tudo que um clube grande precisa, os dois se completam. O Matheus é um jogador de pegada e de boa recuperação, enquanto o Ricardo possui uma boa saída de jogo. Além disso, ele é muito técnico - afirmou o arqueiro.

Amigos fora de campo, os zagueiros vascaínos jogam juntos desde o último ano de mirim. Em 2010, quando estavam prestes a se despedir da categoria sub-13, os garotos da geração 97 começaram a dividir o sistema defensivo do Gigante da Colina. Nem mesmo a indefinição referente aos titulares das duas laterais diminuíram o rendimento da dupla.

- Nosso é entrosamento é muito bom, mas estamos sempre buscando melhorar nos treinamentos. O rodízio de laterais não atrapalha tanto, pois todos eles possuem condições de jogar no time titular. Procuramos sempre passar confiança para os jogadores que estão entrando. Acho que por isso somos a defesa menos vazada, pois confiança é tudo no futebol. Sem contar que o Yuri é um dos melhores goleiros do Rio de Janeiro - disse Ricardo.

Embora reconheça a boa fase, Matheus Barbosa, que tem como principal referência o ex-vascaíno Dedé, não quer ver os companheiros tirando os pés do chão. Além de rasgar elogios para o companheiro, o camisa 3 frisou a importância da dedicação nos treinamentos. É ela, segundo jovem, que fará a defesa vascaína se tornar ainda mais segura.

- Temos a defesa menos vazada por conta da nossa dedicação. Buscamos sempre melhorar o nosso desempenho. É um grande privilégio jogar ao lado Ricardo. Temos um entrosamento muito grande. Ficamos felizes com esse bom momento, mas sabemos que precisamos trabalhar para mantê-lo - afirmou Matheus Barbosa.

Terceiro colocado do Estadual, o juvenil do Gigante da Colina volta a jogar no próximo sábado (18/07), às 11 horas, contra o Bangu. Os comandados do treinador Cássio Barros enfrentarão o clube de Moça Bonita de olho na liderança. Se superarem alvirrubros, os vascaínos podem encerrar a rodada na ponta da Taça Guanabara.



Fonte: Site oficial do Vasco