Kleber: 'Um dos meus maiores ídolos no futebol, o Edmundo, vestiu essa camisa'

Sexta-feira, 20/06/2014 - 08:11
comentário(s)

Goleadores, versáteis, determinados, polêmicos... Não são poucas as características que unem o estilo de Kleber e Edmundo dentro e fora de campo. Tanto que os respectivos apelidos, Gladiador e Animal, exibem a veia lutadora de uma dupla que o destino não permitiu que se cruzasse. O novo atacante do Vasco, no entanto, deu nesta semana mais um passo na trilha do caminho daquele que, como os milhões de cruz-maltinos, trata de ídolo. Depois do sucesso no Palmeiras, chegou a São Januário para se tornar referência. O que poucos sabem é que a relação vai além das semelhanças. Quando soube da negociação, o craque ligou para o camisa 30, o incentivou a aceitar a proposta e já alinhou seu futuro caso volte ao clube através da próxima eleição.

Apesar da distância das gerações, os laços não são recentes. Edmundo é amigo de longa data do empresário de Kleber, Giuseppe Dioguardi, que os apresentou. Em 2013, durante um encontro, o atacante de 30 anos publicou uma foto dos dois numa rede social em que se rendia ao talento do ex-jogador. Na entrevista de apresentação, o Gladiador disse que admirava não só o Animal, mas outros astros que fizeram história no Vasco quando ele sonhava em brilhar.

- Sempre tive uma vontade de jogar no Rio. E jogar no Vasco, não preciso nem comentar. A grandeza do clube já diz por si só. Jogadores importantíssimos já passaram por aqui. O presidente (Roberto Dinamite) está aqui do meu lado e é ídolo. Teve o Romário, o Pedrinho, o Juninho e muitos outros. Um dos meus maiores ídolos no futebol, o Edmundo, vestiu essa camisa. Na minha época de mais novo passei muita raiva com esse time. São jogadores que foram consagrados. Hoje visto a camisa do Vasco e é um orgulho para mim. Espero fazer 10% do que eles fizeram - disse, esbanjando humildade, na sala de imprensa.

Kleber foi discreto, não entrou em detalhes sobre a representatividade de Edmundo e tampouco confirmou se o papo influenciou no acordo. Fez questão, em vez disso, de enaltecer a grandeza do Vasco, o papel do técnico Adilson Batista e o esforço que a diretoria fez para trazê-lo. Mas o fato é que o Animal ganhou mais um cabo eleitoral em sua cruzada. Passou seus projetos, a confiança que tinha na vitória e garantiu que fará de tudo para que o atacante permaneça por mais do que os seis meses de contrato. Aliás, o anúncio da composição do grupo político deve acontecer até a semana que vem - resta a definição do candidato à presidência. Farão parte do movimento nomes como Fernando Horta, Olavo Monteiro de Carvalho e, provavelmente, Jorge Salgado, Leonardo Gonçalves e Eduardo Machado - os dois últimos entrariam em aliança.

Mas, independentemente da aproximação, o diretor executivo, Rodrigo Caetano, explicou que a renovação está prevista e depende de pequenas tratativas se o Grêmio também tiver interesse em contar com Fellipe Bastos, envolvido na troca, por mais tempo.

Antes de balançar as redes, o discurso para conquistar os vascaínos, pelo menos, já está na ponta da língua do Gladiador da Colina.

- Vamos ver se a gente consegue colocar esse espírito positivo em campo. Já joguei aqui várias vezes contra o Vasco, sei da importância da torcida para o clube. Estou chegando agora, mas gostaria de pedir para a torcida comparecer. Sei como é difícil jogar contra o Vasco quando a casa está cheia. Espero que nos ajudem também. Tenho certeza que a gente vai chegar longe na Copa do Brasil. Seria maravilhoso conquistá-la, conseguir uma vaga na Libertadores e ganhar a Série B - projetou.

A lista de coincidências entre os dois é ampla: têm a mesma altura (1,73m), a qualidade de sobra nos pés não foi suficiente para se firmarem na Europa e colecionaram polêmicas na carreira pelo temperamento arredio. Além disso, quem sucedeu Edmundo no Palmeiras, entre 2007 e 2008, foi Kleber, que virou ídolo. Agora, só falta repetir o caminho no Vasco. Empolgação não falta.

Kleber Gladiador e Edmundo Animal têm muito em comum e vêm estreitando as relações



Fonte: GloboEsporte.com